12107
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planeja

Materiais necessários para a aula: solicite que cada criança leve para escola o brinquedo de sua preferência. Leve para sala de aula uma caixa com brinquedos de diferentes materiais (papel, metal, plástico, tecido, madeira e vidro.) para assegurar que tenhamos diferentes brinquedos fabricados com estes materiais. Por exemplo:

  • Papel (pipa, dobradura do barquinho de papel, quebra-cabeça de papel etc.)
  • Plástico (lego, carrinho etc.)
  • Madeira (carrinho, estilingue artesanal etc.)
  • Vídro (bola de gude etc.)
  • Metal (carrinho, boneco etc.)
  • Tecido (boneca de pano, livro de pano etc.)
  • Borracha (patinho de banho, bola etc.)

Realize a impressão do slide de número cinco. Leve tesoura para recortar as etiquetas com os tipos de materiais e fita adesiva para fixar as etiquetas em local apropriado.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula com os(as) alunos(as).

Contexto select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie dispondo a turma em semicírculo para leitura do texto e exposição das imagens. Após a leitura do texto, solicite que identifiquem as brincadeiras que aparecem no slide e discuta com a turma:

  • Quais brincadeiras são essas?
  • Quem já brincou assim?
  • Alguém conhece outras brincadeiras ou brinquedos do passado? (como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras)
  • Do que é feito a corda e a bolinha de gude?
  • Quais outros brinquedos do passado,vocês poderiam citar? Sabem de que materiais eles eram fabricados?

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete o slide e leia a questão disparadora. Permita que os alunos apresentem hipóteses como respostas e solicite que expliquem/justifiquem suas colocações. Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem algum brinquedo fabricado no passado? De que eles eram feitos?
  • Esses mesmos brinquedos também são fabricados no presente? De que eles são feitos?

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O objetivo da atividade é classificar e expor diferentes objetos/brinquedos de acordo com o material que foram fabricados. Solicite que cada criança pegue um brinquedo. Em seguida, peça para que formem grupos de até 4 membros. Peça para que organizem os brinquedos em local reservado da sala, tendo em vista o material utilizado para fabricá-lo. Recorte as etiquetas do slide e fixe na parede ou piso da sala de aula e peça para que os mesmos grupos reorganizem os brinquedos de acordo com o material correspondente ao da etiqueta. Por exemplo:

  • Papel (pipa, dobradura do barquinho de papel, quebra-cabeça de papel etc.)
  • Plástico (lego, carrinho etc.)
  • Madeira (carrinho, estilingue artesanal etc.)
  • Vídro (bola de gude etc.)
  • Metal (carrinho, boneco etc.)
  • Tecido (boneca de pano, livro de pano etc.)
  • Borracha (patinho de banho, bola etc.)

Após essa classificação e exposição, explore a fala dos(as) alunos(as). Discuta com a turma:

  • De que material é feito a bola? Se ela fosse de madeira, poderíamos brincar com ela da mesma forma?
  • E a bola de gude, de que ela é feita? Ela poderia ser feita de papel?
  • Se pudéssemos criar um brinquedo para brincarmos com ele na água, piscina ou mar, que material poderíamos utilizar na sua fabricação?

Sugestão de link para auxiliar o professor:

Agrupamento produtivo - https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Evolução na tecnologia dos brinquedos - http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/veja-o-que-mudou-na-tecnologia-dos-brinquedos-desde-decada-de-1960.html

Histórias de alguns brinquedos antigos - http://www.listadecuriosidades.com.br/diversos/historia/historias-de-alguns-brinquedos-antigos/

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Solicite que observem as imagens e conversem com os colegas sobre as questões propostas. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula durante a organização dos brinquedos de acordo com o material de fabricação. Aproveite a atividade para fazer com que os alunos compreendam que um mesmo brinquedo/objeto é fabricado de diferentes materiais.

Vale frisar que ainda existe brinquedos de madeira, bonecas de pano ou porcelana. Mas os brinquedos que temos hoje, ou seja, fabricados por uma indústria, são em sua maioria feitos de plásticos, desenvolvido a partir do petróleo.

Sugestão de atividade a ser desenvolvida e socializada em uma próxima aula:

  • A confecção, em dupla ou grupo, de um brinquedo ou jogo com sucatas. É importante que os materiais estejam bem higienizados e sejam seguros, ou seja, não apresentem extremidades cortantes ou peças muito pequenas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planeja

Materiais necessários para a aula: solicite que cada criança leve para escola o brinquedo de sua preferência. Leve para sala de aula uma caixa com brinquedos de diferentes materiais (papel, metal, plástico, tecido, madeira e vidro.) para assegurar que tenhamos diferentes brinquedos fabricados com estes materiais. Por exemplo:

  • Papel (pipa, dobradura do barquinho de papel, quebra-cabeça de papel etc.)
  • Plástico (lego, carrinho etc.)
  • Madeira (carrinho, estilingue artesanal etc.)
  • Vídro (bola de gude etc.)
  • Metal (carrinho, boneco etc.)
  • Tecido (boneca de pano, livro de pano etc.)
  • Borracha (patinho de banho, bola etc.)

Realize a impressão do slide de número cinco. Leve tesoura para recortar as etiquetas com os tipos de materiais e fita adesiva para fixar as etiquetas em local apropriado.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula com os(as) alunos(as).

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie dispondo a turma em semicírculo para leitura do texto e exposição das imagens. Após a leitura do texto, solicite que identifiquem as brincadeiras que aparecem no slide e discuta com a turma:

  • Quais brincadeiras são essas?
  • Quem já brincou assim?
  • Alguém conhece outras brincadeiras ou brinquedos do passado? (como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras)
  • Do que é feito a corda e a bolinha de gude?
  • Quais outros brinquedos do passado,vocês poderiam citar? Sabem de que materiais eles eram fabricados?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: projete o slide e leia a questão disparadora. Permita que os alunos apresentem hipóteses como respostas e solicite que expliquem/justifiquem suas colocações. Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem algum brinquedo fabricado no passado? De que eles eram feitos?
  • Esses mesmos brinquedos também são fabricados no presente? De que eles são feitos?

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O objetivo da atividade é classificar e expor diferentes objetos/brinquedos de acordo com o material que foram fabricados. Solicite que cada criança pegue um brinquedo. Em seguida, peça para que formem grupos de até 4 membros. Peça para que organizem os brinquedos em local reservado da sala, tendo em vista o material utilizado para fabricá-lo. Recorte as etiquetas do slide e fixe na parede ou piso da sala de aula e peça para que os mesmos grupos reorganizem os brinquedos de acordo com o material correspondente ao da etiqueta. Por exemplo:

  • Papel (pipa, dobradura do barquinho de papel, quebra-cabeça de papel etc.)
  • Plástico (lego, carrinho etc.)
  • Madeira (carrinho, estilingue artesanal etc.)
  • Vídro (bola de gude etc.)
  • Metal (carrinho, boneco etc.)
  • Tecido (boneca de pano, livro de pano etc.)
  • Borracha (patinho de banho, bola etc.)

Após essa classificação e exposição, explore a fala dos(as) alunos(as). Discuta com a turma:

  • De que material é feito a bola? Se ela fosse de madeira, poderíamos brincar com ela da mesma forma?
  • E a bola de gude, de que ela é feita? Ela poderia ser feita de papel?
  • Se pudéssemos criar um brinquedo para brincarmos com ele na água, piscina ou mar, que material poderíamos utilizar na sua fabricação?

Sugestão de link para auxiliar o professor:

Agrupamento produtivo - https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Evolução na tecnologia dos brinquedos - http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/veja-o-que-mudou-na-tecnologia-dos-brinquedos-desde-decada-de-1960.html

Histórias de alguns brinquedos antigos - http://www.listadecuriosidades.com.br/diversos/historia/historias-de-alguns-brinquedos-antigos/

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Solicite que observem as imagens e conversem com os colegas sobre as questões propostas. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula durante a organização dos brinquedos de acordo com o material de fabricação. Aproveite a atividade para fazer com que os alunos compreendam que um mesmo brinquedo/objeto é fabricado de diferentes materiais.

Vale frisar que ainda existe brinquedos de madeira, bonecas de pano ou porcelana. Mas os brinquedos que temos hoje, ou seja, fabricados por uma indústria, são em sua maioria feitos de plásticos, desenvolvido a partir do petróleo.

Sugestão de atividade a ser desenvolvida e socializada em uma próxima aula:

  • A confecção, em dupla ou grupo, de um brinquedo ou jogo com sucatas. É importante que os materiais estejam bem higienizados e sejam seguros, ou seja, não apresentem extremidades cortantes ou peças muito pequenas.

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer que um mesmo objeto/brinquedo, pode ter sido fabricado por outros materiais no passado.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_01M&E02

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes