12061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
- Mural de fotos compartilhado: Padlet.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e contextualize a aula. Caso tenha aplicado as aulas 1 e 2 dessa sequência, você pode retomar alguns conceitos já trabalhados.

Apresente o problema do slide 3 para as crianças e provoque com as questões sugeridas.

Proponha a “questão disparadora” retomando conceitos já trabalhados.

Mão na massa
Grave um vídeo explicativo ou envie um documento orientando pais e crianças sobre como fazer a atividade.

Tanto a bússola quanto o relógio de Sol foram construídos em aulas anteriores e deverão ser usados para realizar essa atividade.

Divida o grupo em duas partes e solicite a cada uma que faça o experimento de acordo com um instrumento.

Sugere-se que as crianças usem objetos como caixas de sapato e palitos, para simularem as casas e antena, e que fiquem em algum lugar onde bata o Sol, para verificarem como a antena será instalada. Caso seja possível, envie os arquivos para serem impressos e montados.

Peça aos alunos que façam o experimento em um ambiente que tenha Sol e que o filmem ou fotografem.

Peça que, ao final da montagem, coloquem os vídeos online no Flipgrid, ou as fotos no Padlet, para que todos possam verificar as descobertas. 

Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Grave um vídeo prévio com o experimento, para que seja apresentado aos alunos (você deverá mostrar as duas possibilidades). Pause o vídeo e questione o grupo sobre o que vêem. Peça para que comparem com o próprio experimento, para ver se fizeram a mesma instalação.

Projete um documento colaborativo, tipo Google Docs, para que os alunos registrem os conhecimentos construídos na aula e respondam às questões dos slides 5 e 6.

Partilhe a tabela com os dois grupos, para que seja preenchida durante a conversa, e selecione 2 alunos de cada grupo para preenchê-la.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na montagem das antenas e fazer as perguntas, ajudando no levantamento de hipóteses e na gravação dos vídeos das experimentações.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U03

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas