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Plano de aula - As Cores dos Corpos

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º ano do EF sobre As Cores dos Corpos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas sobre os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase nas propriedades da luz e sua propagação. Esta aula será melhor compreendida se realizada após a aula: A Decomposição da Luz. CIE9_04ME01. Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 45 e 56 do Caderno Leituras de Física produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas por você em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Materiais necessários para a aula: Suporte com bocal para lâmpadas, lâmpadas nas cores vermelha, verde e azul, Papel A4, tintas foscas nas cores vermelha, verde e azul.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar os fatores que influenciam a percepção que temos das cores dos corpos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 6 participantes e discuta com os mesmos os fatores que podem influenciar a percepção que temos das cores dos corpos. Levante questões como: “É possível identificar nitidamente a cor de um corpo em ambientes pouco iluminados?”. Questione também as noções que os alunos possuem sobre cores primárias e secundárias; fazendo indagações como: “Vocês sabem quais cores são consideradas primárias? E quais são consideradas secundárias?, “Por que as cores primárias e secundárias recebem esse nome?”, “Você já ouviu falar em cores terciárias? Pode citar um exemplo?”.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e peça que comentem situações vivenciadas em que a cor da iluminação alterava a percepção visual das cores dos corpos presentes no ambiente. Possivelmente, algum aluno irá citar exemplos de festas iluminadas com lâmpadas de luz negra ou luzes coloridas de néon.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Entregue para cada grupo uma folha de papel A4, uma régua e as tintas nas cores indicadas. Tintas de uso profissional produzem melhores resultados nessa atividade. Providencie, previamente, o suporte e as lâmpadas que serão utilizadas. Na falta de um suporte já pronto, a exemplo das luminárias para leitura noturna; o mesmo pode ser confeccionado a partir de bocal, interruptor, soquete e fios encapados comprados em loja de material elétrico e utilizando uma base de madeira para fixação do mesmo. Outra opção seria a utilização de luminárias de Led Neon como a mostrada no vídeo: https://youtu.be/h8q5DGFCyZw. Esse tipo de luminária pode ser facilmente adquirida em lojas de decoração ou sites de vendas a preços bem acessíveis. Na falta destes materiais, pode ser utilizada uma lanterna e papel celofane nas cores indicadas, criando um filtro de luz. Para isso, corte pedaços de papel celofane e cubra o foco da lanterna com o mesmo; desse modo, é possível produzir feixes de luz nas cores propostas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após os alunos terem desenhado e pintado os retângulos, peça que cada grupo exponha a folha de papel com os retângulos pintados sob a luz vermelha, verde e azul e anotem em cada caso as cores observadas no papel e nos retângulos coloridos, respondendo às questões propostas no slide. Na falta de um ambiente totalmente escuro, pode-se improvisar uma pequena cabine de papelão, de modo que seja possível realizar a atividade em um local com baixíssima incidência de luz ambiente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos grupos que apresentem e discutam as respostas dadas às questões propostas no slide anterior e que salientem as diferenças notadas entre as cores emitidas pelas lâmpadas e as cores refletidas pelo papel branco e por cada retângulo colorido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide apresentado e faça as considerações sobre o que foi observado pelos alunos durante a aula, de modo que fique consolidado entre eles que as cores que identificamos nos objetos é resultado da cor da luz refletida pelos mesmos e que uma alteração na cor da luz que o ilumina, representa uma alteração na cor refletida pelo mesmo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia este slide e esclareça para os alunos a diferença entre os padrões RYB e RGB para as cores primárias. Explique que: “As cores vermelho, amarelo e azul compõem o padrão RYB (Red, Yellow, Blue) de cores primárias pigmentadas que é o modelo utilizado principalmente na mistura de tintas para pinturas e artes plásticas. Atualmente, através de estudos científicos foi comprovado que este modelo não é eficaz na composição de todas as tonalidades de cores possíveis, principalmente quando se considera as cores formadas na decomposição da luz. Devido a este fato, a moderna teoria das cores, adota como cores primárias da luz, o vermelho, o verde e o azul, conhecido como padrão RGB (Red, Green, Blue) e como cores secundárias, o ciano, o magenta e o amarelo. O padrão RGB é utilizado nas fontes de luz e imagens como Televisores, Monitores, lanternas e luminárias e também nas tintas utilizadas nas impressoras. Sendo que nas impressoras se utiliza a combinação do ciano, magenta, amarelo e preto, conhecido como sistema CMYK, com o qual é possível imprimir imagens com a maior variedade possível de tonalidades”. Texto Adaptado: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=9.

Como sugestão de Objeto Digital de Aprendizagem, use o simulador Percepção de Cores da Plataforma Phet Simulações da Universidade de Colorado, que na sessão Lâmpadas RGB, reproduz o fenômeno de combinação das cores primárias do padrão RGB na formação das cores secundárias e também na formação da luz branca. O simulador pode ser acessado pelo link: https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_pt.html.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas sobre os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase nas propriedades da luz e sua propagação. Esta aula será melhor compreendida se realizada após a aula: A Decomposição da Luz. CIE9_04ME01. Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 45 e 56 do Caderno Leituras de Física produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas por você em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Materiais necessários para a aula: Suporte com bocal para lâmpadas, lâmpadas nas cores vermelha, verde e azul, Papel A4, tintas foscas nas cores vermelha, verde e azul.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar os fatores que influenciam a percepção que temos das cores dos corpos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de até 6 participantes e discuta com os mesmos os fatores que podem influenciar a percepção que temos das cores dos corpos. Levante questões como: “É possível identificar nitidamente a cor de um corpo em ambientes pouco iluminados?”. Questione também as noções que os alunos possuem sobre cores primárias e secundárias; fazendo indagações como: “Vocês sabem quais cores são consideradas primárias? E quais são consideradas secundárias?, “Por que as cores primárias e secundárias recebem esse nome?”, “Você já ouviu falar em cores terciárias? Pode citar um exemplo?”.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e peça que comentem situações vivenciadas em que a cor da iluminação alterava a percepção visual das cores dos corpos presentes no ambiente. Possivelmente, algum aluno irá citar exemplos de festas iluminadas com lâmpadas de luz negra ou luzes coloridas de néon.

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Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Entregue para cada grupo uma folha de papel A4, uma régua e as tintas nas cores indicadas. Tintas de uso profissional produzem melhores resultados nessa atividade. Providencie, previamente, o suporte e as lâmpadas que serão utilizadas. Na falta de um suporte já pronto, a exemplo das luminárias para leitura noturna; o mesmo pode ser confeccionado a partir de bocal, interruptor, soquete e fios encapados comprados em loja de material elétrico e utilizando uma base de madeira para fixação do mesmo. Outra opção seria a utilização de luminárias de Led Neon como a mostrada no vídeo: https://youtu.be/h8q5DGFCyZw. Esse tipo de luminária pode ser facilmente adquirida em lojas de decoração ou sites de vendas a preços bem acessíveis. Na falta destes materiais, pode ser utilizada uma lanterna e papel celofane nas cores indicadas, criando um filtro de luz. Para isso, corte pedaços de papel celofane e cubra o foco da lanterna com o mesmo; desse modo, é possível produzir feixes de luz nas cores propostas.

Slide Plano Aula

Orientações: Após os alunos terem desenhado e pintado os retângulos, peça que cada grupo exponha a folha de papel com os retângulos pintados sob a luz vermelha, verde e azul e anotem em cada caso as cores observadas no papel e nos retângulos coloridos, respondendo às questões propostas no slide. Na falta de um ambiente totalmente escuro, pode-se improvisar uma pequena cabine de papelão, de modo que seja possível realizar a atividade em um local com baixíssima incidência de luz ambiente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos grupos que apresentem e discutam as respostas dadas às questões propostas no slide anterior e que salientem as diferenças notadas entre as cores emitidas pelas lâmpadas e as cores refletidas pelo papel branco e por cada retângulo colorido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide apresentado e faça as considerações sobre o que foi observado pelos alunos durante a aula, de modo que fique consolidado entre eles que as cores que identificamos nos objetos é resultado da cor da luz refletida pelos mesmos e que uma alteração na cor da luz que o ilumina, representa uma alteração na cor refletida pelo mesmo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia este slide e esclareça para os alunos a diferença entre os padrões RYB e RGB para as cores primárias. Explique que: “As cores vermelho, amarelo e azul compõem o padrão RYB (Red, Yellow, Blue) de cores primárias pigmentadas que é o modelo utilizado principalmente na mistura de tintas para pinturas e artes plásticas. Atualmente, através de estudos científicos foi comprovado que este modelo não é eficaz na composição de todas as tonalidades de cores possíveis, principalmente quando se considera as cores formadas na decomposição da luz. Devido a este fato, a moderna teoria das cores, adota como cores primárias da luz, o vermelho, o verde e o azul, conhecido como padrão RGB (Red, Green, Blue) e como cores secundárias, o ciano, o magenta e o amarelo. O padrão RGB é utilizado nas fontes de luz e imagens como Televisores, Monitores, lanternas e luminárias e também nas tintas utilizadas nas impressoras. Sendo que nas impressoras se utiliza a combinação do ciano, magenta, amarelo e preto, conhecido como sistema CMYK, com o qual é possível imprimir imagens com a maior variedade possível de tonalidades”. Texto Adaptado: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=9.

Como sugestão de Objeto Digital de Aprendizagem, use o simulador Percepção de Cores da Plataforma Phet Simulações da Universidade de Colorado, que na sessão Lâmpadas RGB, reproduz o fenômeno de combinação das cores primárias do padrão RGB na formação das cores secundárias e também na formação da luz branca. O simulador pode ser acessado pelo link: https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_pt.html.

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