12027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Sistema reprodutor feminino

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º Ano do EF sobre Sistema reprodutor feminino

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, sugere-se a aplicação do plano anterior “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).

Materiais necessários para a aula: Organize a sala previamente em três estações, de forma que cada uma delas disponha dos materiais necessários: material impresso (segue link nas próximas orientações) e devidamente recortados (imagens, cartões e, se necessário, o trecho de O Cortiço impresso); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); e envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma. Não é necessário numerar as estações para evitar a impressão de hierarquia entre elas.

Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativas: executar este plano em duas aulas, ou, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas pelo organismo feminino no período da puberdade .

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra clássica da literatura brasileira.

Leia o trecho com a entonação adequada e, após a leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los, comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista, possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século XIX.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
  • O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)
  • Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

Para o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso.

Se houver tempo para complementar a proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e compartilhando com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar através de outras perguntas como:

- Quais são as mudanças vividas pelas meninas durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido, sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Para este momento sugere-se até 9 minutos em cada estação. Peça que os estudantes se dividam em pequenos grupos (sugere-se, no máximo, 5 integrantes), explique que a sala está dividida em três tipos de estações e que, ao fim da atividade, os grupos devem ter passado por todas elas. Diga-lhes que em cada estação haverá instruções a serem seguidas e todas as atividades deverão durar até 9 minutos cada. Ao findar do tempo, você analisará a necessidade de se direcionarem a uma nova estação.

Link para impressão: https://docs.google.com/document/d/1EeElqlH49nWqoYrCAHSlM3yxKzCu4SJSn-8ftucHbyA/edit?usp=sharing

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos para a troca de estação”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo e, se tiver um projetor, poderá projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.

Interaja com os grupos enquanto acompanha e orienta o andamento das atividades. Incentive-os a compartilharem suas ideias a cada atividade, bem como tentar construir juntos uma hipótese que contemple as opiniões de todo o grupo. Encoraje-os a arriscar as terminologias e a tratar o assunto com respeito. A quantidade de estações de cada tipo deve ser pensada de acordo com o número total de estudantes da turma e as divisões para os grupos. No link de resolução das atividades você encontrará maiores orientações sobre a disposição das estações.

Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das atividades poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativa: executar este plano em duas aulas, ou ainda, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações (sugere-se 20 minutos para a realização das estações e cerca de 10 minutos de discussão e compartilhamento de ideias para o tempo total da etapa Mão na massa).

Materiais necessários: Materiais impressos e devidamente recortados por cada grupo de estudantes e estações (instruções, imagens e cartões); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se no máximo 4 minutos para esse momento. Ao término de todas as estações, peça para que cada grupo converse com um grupo vizinho para que troquem ideias, conheçam as produções dos colegas, comparem com as suas respostas e conversem entre si. O objetivo é fazer com que os estudantes entendam as hipóteses e observações dos demais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Sugere-se 4 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora. Leia e peça que respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.

Instigue a discussão, questionando-os:

  • Quais transformações notamos no corpo feminino durante a puberdade?
  • Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor feminino e pergunte quais nomes eles atribuíram antes e depois de abrirem o envelope. Em seguida, indique as principais estruturas do sistema reprodutor feminino explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Para ampliar a discussão, você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio como este vídeo em que uma ginecologista explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=ypUN0jTBjo0. Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor feminino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/higiene-intima-da-mulher/.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, sugere-se a aplicação do plano anterior “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).

Materiais necessários para a aula: Organize a sala previamente em três estações, de forma que cada uma delas disponha dos materiais necessários: material impresso (segue link nas próximas orientações) e devidamente recortados (imagens, cartões e, se necessário, o trecho de O Cortiço impresso); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); e envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma. Não é necessário numerar as estações para evitar a impressão de hierarquia entre elas.

Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativas: executar este plano em duas aulas, ou, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas pelo organismo feminino no período da puberdade .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra clássica da literatura brasileira.

Leia o trecho com a entonação adequada e, após a leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los, comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista, possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século XIX.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
  • O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)
  • Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?

Para o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso.

Se houver tempo para complementar a proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno e compartilhando com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar através de outras perguntas como:

- Quais são as mudanças vividas pelas meninas durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido, sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características?
Lembre-se que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Para este momento sugere-se até 9 minutos em cada estação. Peça que os estudantes se dividam em pequenos grupos (sugere-se, no máximo, 5 integrantes), explique que a sala está dividida em três tipos de estações e que, ao fim da atividade, os grupos devem ter passado por todas elas. Diga-lhes que em cada estação haverá instruções a serem seguidas e todas as atividades deverão durar até 9 minutos cada. Ao findar do tempo, você analisará a necessidade de se direcionarem a uma nova estação.

Link para impressão: https://docs.google.com/document/d/1EeElqlH49nWqoYrCAHSlM3yxKzCu4SJSn-8ftucHbyA/edit?usp=sharing

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos para a troca de estação”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo e, se tiver um projetor, poderá projetá-lo para que os estudantes acompanhem o tempo.

Interaja com os grupos enquanto acompanha e orienta o andamento das atividades. Incentive-os a compartilharem suas ideias a cada atividade, bem como tentar construir juntos uma hipótese que contemple as opiniões de todo o grupo. Encoraje-os a arriscar as terminologias e a tratar o assunto com respeito. A quantidade de estações de cada tipo deve ser pensada de acordo com o número total de estudantes da turma e as divisões para os grupos. No link de resolução das atividades você encontrará maiores orientações sobre a disposição das estações.

Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das atividades poderá variar. Neste caso, sugere-se duas alternativa: executar este plano em duas aulas, ou ainda, ao invés de todos os grupos passarem por todas as estações, você poderá limitar aos grupos uma ou duas estações, desde que posteriormente haja um momento de socialização para que todos possam conhecer o que foi construído durante as estações (sugere-se 20 minutos para a realização das estações e cerca de 10 minutos de discussão e compartilhamento de ideias para o tempo total da etapa Mão na massa).

Materiais necessários: Materiais impressos e devidamente recortados por cada grupo de estudantes e estações (instruções, imagens e cartões); tesoura (preparação do material); cola; lápis (ao menos um em cada estação); envelopes. A quantidade irá variar de acordo com as repetições das estações planejadas e em relação ao número de estudantes da turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se no máximo 4 minutos para esse momento. Ao término de todas as estações, peça para que cada grupo converse com um grupo vizinho para que troquem ideias, conheçam as produções dos colegas, comparem com as suas respostas e conversem entre si. O objetivo é fazer com que os estudantes entendam as hipóteses e observações dos demais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Sugere-se 4 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a questão disparadora. Leia e peça que respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.

Instigue a discussão, questionando-os:

  • Quais transformações notamos no corpo feminino durante a puberdade?
  • Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor feminino e pergunte quais nomes eles atribuíram antes e depois de abrirem o envelope. Em seguida, indique as principais estruturas do sistema reprodutor feminino explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nas estações: https://docs.google.com/document/d/1aq1TBfiE5vnErWn2ZQP9fWY__9fJ7XjnGKalNlhHbzw/edit?ts=5b032d37

Para ampliar a discussão, você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio como este vídeo em que uma ginecologista explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=ypUN0jTBjo0. Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor feminino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/higiene-intima-da-mulher/.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano