Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Encaminhe a tarefa de pesquisa sobre Thanksgiving previamente. Para isso, você pode indicar os sites sugeridos. No encontro síncrono, exiba o slide e solicite que os estudantes exponham o que descobriram sobre a celebração e relacionem os elementos pesquisados com as imagens.
Input
Ainda no encontro, contextualize o relato pessoal que será lido e exiba as perguntas de leitura. Explique também o sentido de inferência, conforme as orientações.
Exiba o slide do texto e envie à turma. Solicite que os estudantes façam uma leitura silenciosa apenas da primeira parte, e procurem as expressões para responder às perguntas de leitura. Dê o tempo necessário para isso e peça que compartilhem o que descobriram, fazendo as correções necessárias.
Oriente a realização do restante da tarefa (a análise do segundo parágrafo), a ser feita antes do próximo encontro síncrono.
No encontro, peça que os alunos comentem suas respostas e corrija a atividade.
Output
Ainda no encontro, exiba o primeiro slide do Output e conduza a discussão sobre inferências e mal entendidos. Exiba e leia a tabela que examina os mal entendidos e como eles são expressos no texto.
Divida os estudantes em duplas, formadas por estudantes A e B, e conduza o preenchimento da tabela conforme as orientações. Peça que os estudantes enviem um arquivo por dupla com ambas as tabelas (em documento ou fotografia, caso tenha sido feito no caderno) antes do próximo encontro síncrono. Para isso, oriente-os a se comunicarem para discutir e conferir as respostas antes de enviá-las.
No encontro síncrono, se possível, exiba as imagens e arquivos de respostas das duplas, e solicite que os comentem.
Feedback
Encerre o encontro retomando os aprendizados conforme orientado no plano.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir orientando a pesquisa ou com o que sabem sobre Thanksgiving.
Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini
Código: ING8_02UND02
(EF08LI20) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
AULA 01
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes