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Poemas ou problemas?

Matemática / Resolução de Problemas

Alinhado à BNCC

Resumo da aula

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Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre a resolução de problemas e converse sobre as situações que lhes são familiares. Diga às crianças que o nome da personagem é Bia e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre a resolução de problemas.

Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas que lhes são familiares por meio de uma conversa.

Discuta com a turma:

  • Você se recorda de algum problema que conseguiu resolver?
  • Qual é a sensação de resolver um problema?
  • Em quais momentos do nosso dia a dia podemos nos deparar com situações problema?
  • Existe apenas um caminho para resolver um problema?
  • Quais tipos de problema você conhece?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Com as crianças sentadas em duplas produtivas, leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Em seguida, peça para as duplas conversarem entre si sobre as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação (desenhos, esquemas, números ou palavras). Reserve um tempo para que as crianças, individualmente, possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite para selecionar algumas crianças, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados. É importante destacar que os problemas apresentados no plano de aula foram inspirados no livro Poemas Problemas de Renata Bueno que pode ser utilizado como material complementar à aula.

Propósito: Interpretar e resolver o problema por meio de diferentes estratégias e representações.

Discuta com a turma:

  • Por que o texto se parece com um poema?
  • Por que o texto pode ser considerado um problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • O que é preciso descobrir para resolver o problema?
  • Como você faria para resolver o problema?

Materiais Complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Referências:

Bueno, Renata. (2011). Poemas Problemas. São Paulo: Editora do Brasil.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos (contagem de 2 em 2 ou de 4 em 4) e representações (desenhos, números ou algoritmo) diversas para resolver o problema e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre a importância da comunicação nas aulas de matemática a partir da leitura do texto “Comunicação em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem” das pesquisadoras Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.

Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema e analisar as respostas possíveis para uma mesma situação.

Discuta com a turma:

  • O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
  • Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
  • Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Após socializar e compartilhar algumas estratégias da turma, prossiga a aula para a análise das resoluções apresentadas nos slides 6 e 7. Na exploração do slide 6 leia o balão de apresentação da personagem Luana e o texto descritivo sobre a estratégia de resolução utilizada por ela. É um momento oportuno para que as crianças ampliem o repertório e o vocabulário a respeito das diferentes estratégias de resolução, além de possibilitar a reflexão sobre os procedimentos pessoais que utilizaram. Durante a análise certifique-se que as crianças compreenderam a estratégia da personagem, procure retomar a pergunta do problema, esclarecer os sentidos dos números e das quantidades apresentadas nas representações.

Propósito: Analisar e validar as diferentes estratégias e respostas possíveis para o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • Por que Luana contou de 2 em 2? O que essa contagem significa?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Na exploração do slide 7 leia o balão de apresentação da personagem Bia e o texto descritivo sobre a estratégia de resolução utilizada por ela. Durante a análise certifique-se que as crianças compreenderam como Bia fez para resolver o problema.

Propósito: Analisar e validar as diferentes estratégias e respostas possíveis para o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • Bia usou números para resolver o problema. Como ela fez para descobrir 2 gatos e 3 gatos? É possível identificar na conta que ela fez?
  • O que você acha de resolver o problema usando números e operações?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: que existem diferentes estratégias e resultados para um mesmo problema. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de Raio-X.

Propósito: Identificar as diferenças e semelhanças nas estratégias de resolução e compreender que um mesmo problema pode ter várias respostas possíveis.

Discuta com a turma:

  • Quem resolveu o problema usando desenhos?
  • Quem fez esquema para resolver a situação?
  • Levanta a mão quem resolveu o problema usando números. Agora quem usou a escrita de palavras.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o enunciado do poema-problema em voz alta e peça para que as crianças pensem em maneiras diferentes para solucioná-lo. Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada individualmente. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.

Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a pergunta do problema?
  • O problema tem apenas uma resposta?
  • Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


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