Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis, lápis de cor e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar o desafio, lousa, flip chart ou cartazes.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Se realizar uma aula síncrona, realize uma conversa com os alunos sobre o que é um desafio, como a proposta no plano de aula. Caso a aula seja assíncrona, convide um familiar para acompanhar o aluno e conversar com ele. Para tanto, oriente com questões como as sugeridas no slide do aquecimento - no plano de aula.
Atividade principal
Se a aula for síncrona, apresente o desafio aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano. Prepare-se para mostrar e discutir os conceitos envolvidos no desafio, como: horizontal, vertical e diagonal. Para tanto, é possível usar slides ou desenhos compartilhados, uma lousa, um “flip chart” ou cartazes, desenhando no decorrer da aula ou com ilustrações feitas previamente.
Caso a aula seja assíncrona, encaminhe a proposta aos alunos por imagem ou impressa. Se possível, envie as orientações por mensagem de voz, vídeo ou escritas, incluindo os conceitos já citados (demonstrados por imagens). Eles podem realizar mais de uma solução. Peça para responderem:
- Quais estratégias você utilizou para resolver o desafio?
Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre os conceitos necessários para a resolução e incentivem que elas expliquem como pensaram e fizeram para solucionar. Para isso, guie-os através das seguintes questões (que ajudarão os alunos a responder a pergunta, explicando as estratégias):
- Como você começou a pintar a figura?
- A partir de qual quadrinho? Utilizando qual cor?
- Quais cores você mais utilizou para pintar os quadrinhos?
- Qual cor você usou menos?
- Você teve alguma dúvida durante o processo de resolução do desafio? Qual?
Peça para enviarem a atividade resolvida e a resposta para você.
Discussão das soluções
Se a aula for assíncrona, utilize as resoluções dos alunos para realizar uma devolutiva (por vídeo, imagem ou impressa) contendo algumas soluções diferentes e uma síntese de estratégias que os colegas usaram para resolver o desafio (de acordo com a questão que responderam).
Em momento síncrono, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e realize o debate, como proposto no plano de aula. Você pode usar os mesmos recursos que utilizou na atividade principal (tela compartilhada, lousa, flip chart ou cartazes) para ilustrar as soluções apresentadas.
Sistematização e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao receber as respostas dos alunos, apresente as aprendizagens da aula (ao vivo, por mensagem de voz, vídeo ou escrita), baseadas nos slides de Sistematização do conceito e encerramento, do plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se for possível, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, utilize essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares pára acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação das famílias nas oportunidades de aprendizagem dos alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos no esclarecimento de conceitos necessários para a resolução do problema e incentivando-os a buscar a solução e explicar as estratégias.