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Plano de aula - Materiais Escolares

POR: Mariana Guedes Bartolo 10/08/2018
Código: ING7_01UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Materiais Escolares

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de brincadeiras e jogos. A escolha é sua: Você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles participarão de um jogo em equipe, mas que, para isso, precisarão se preparar antes (You're going to play a team game with your friends, but first you need to get ready for it).

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do universo dos materiais escolares, mostre o printscreen da loja virtual Staples aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • Where can we find this text? (Os alunos devem responder coisas como: on the internet, at a online store, on a site/website). Caso haja alguma dificuldade, chame atenção para a barra de endereços no topo da imagem e pergunte: What is this? Where do we use this type of address?
  • What kind of products does this online store offer? (Os alunos provavelmente responderão: School things). Em seguida, pergunte:
  • Do you know how to say these items in English? (neste momento, relembre com a turma palavras como backpack, eraser, binder, glue, pencil, pen, etc. Caso seja o primeiro contato dos alunos com este vocabulário, aponte para cada item e diga o nome de cada objeto).

Fonte da imagem: https://www.staples.com/deals/School-Supplies/BI783896

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Prepará-los para jogar ‘Guess what I don’t have in my backpack’.

Expectativa: Que eles aprendam a falar sobre o que carregam na mochila.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=GauWfl55iSI (transcrição do vídeo aqui).

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • What do you think she is going to do on this video? (Espera-se que, ao olharem para a atriz segurando a mochila, os alunos respondam algo como She is going to talk about what’s inside the backpack).

Depois, incentive-os a fazerem previsões:

  • What’s in her backpack? Can you guess? Try to guess an item! (Espera-se que os alunos façam apostas como pencil, book, cell phone etc).

Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas:

  • Were you able to guess all the items that she carries in her backpack? (resposta pessoal)
  • Do you have any of those items in your backpack? Which one(s)? (resposta pessoal)
  • Now tell me which items you don’t have in your backpack. (resposta pessoal)

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, faça a atividade com sua própria mochila. Siga os mesmos passos descritos anteriormente (antes de abri-la, peça que os alunos façam previsões. Depois, vá apresentando os itens escolares que você carrega na mochila e, então, verifique as previsões).

Tempo sugerido: Input.

Propósito: Prepará-los para jogar ‘Guess what I don’t have in my backpack’.

Expectativa: Que os alunos entendam a importância de respeitar o adversário e trabalhar em equipe.

Orientações: Antes de dar início ao jogo, mostre o slide acima e incentive os alunos a refletirem sobre o comportamento que devem ter durante a brincadeira. Isso pode ser feito por meio das duas perguntas presentes no slide.

Para aprofundar a discussão sobre a postura que se deve assumir durante um jogo, seja ele qual for, utilize as perguntas abaixo (perguntas reflexivas e com respostas pessoais):

  • Why is it important to be respectful?
  • Is collaboration essential when playing with others as a team? Why?
  • How can we be supportive during a team game?

Após trabalhar a importância de se jogar de forma respeitosa e colaborativa com os colegas, diga que eles terão a oportunidade de botarem em prática o que aprenderam a seguir (slide 6).

  • Alternativa: Caso não possa mostrar o slide durante a aula por falta de computador e/ou projetor, aborde os temas respeito e colaboração utilizando o quadro para apresentar as perguntas à turma. Caso queira ilustrar a discussão, leve notícias de jornais com exemplos de presença e ausência de espírito esportivo. A partir da reflexão sobre as notícias, construa, junto com os alunos, uma lista de bons modos para ser seguida durante qualquer jogo. Anote os itens da lista no quadro.

Tempo sugerido: 29 minutos.

Propósito: Que os alunos joguem o jogo proposto de forma respeitosa e colaborativa.

Expectativa: Que os alunos consigam trabalhar em equipe, agindo de forma respeitosa, e que se divirtam durante o jogo.

Orientações: Diga aos alunos que agora é a vez deles de jogarem (Now it’s your turn to play with your classmates!). Em seguida, apresente as regras (I will talk about the rules of the game. Pay attention!) contidas no slide acima.

Após comentar sobre as regras, inicie o jogo. É importante que você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente na brincadeira. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.

Ao final do jogo, pergunte (respostas pessoais):

  • How did you like the game? Was it fun?
  • What was the most difficult thing? Thinking about two true statements or coming up with a false one?
  • Were you respectful to one another during the game?
  • Were you supportive to your team members?

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as regras do jogo no quadro.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!

Contents

  1. INPUT: ‘What’s in my backpack’ video.
  2. OUTPUT: ‘Guess what I don’t have in my backpack’ game.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


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