11944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Como funciona a bússola?

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre Como funciona a bússola?

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Dicas e pistas impressas, um pedaço de rolha de mais ou menos 3 cm de altura, uma fita crepe, uma agulha de costura (de preferência grande), um pequeno recipiente raso (pode ser um pote de aproximadamente 10 cm de diâmetro e 5 cm de altura), água e um ímã (pode ser encontrado em casas de ferragem ou em lojas de artesanato). Caso a rolha seja um material de difícil acesso, ela pode ser substituída por uma tampinha de garrafa PET, basta fazer duas fendas opostas na tampinha e encaixar ali a agulha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula com as crianças e retome algumas informações básicas que eles já sabem sobre bússola. Comente que eles terão que utilizá-la em um desafio.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Apresente o slide e leia-o com eles. Comente que, em grupos, criarão estratégias para encontrar esse tesouro. Comunique, também, que o trabalho em grupo será fundamental, porque com as contribuições e saberes de cada um será mais fácil encontrar o tesouro. Esta atividade pode ser realizada na própria sala de aula ou em qualquer espaço disponível da escola onde seja possível esconder uma pequena caixa, que será o “tesouro”. Será interessante se houver alguns obstáculos como bancos, mesas e jardins.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, leia a questão para os alunos. Pergunte quais instrumento eles acreditam que podemos construir para encontrar esse tesouro, que também era utilizado pelos piratas ao desbravarem os mares. Deixe que levantem suas hipóteses. É provável que apresentem a bússola como instrumento para essa tarefa rapidamente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos. Apresente os materiais e as dicas. Solicite que, antes de iniciarem a construção, leiam as dicas e expliquem uns aos outros o que entenderam. Deixe que, nos grupos, eles levantem hipóteses sobre a construção da bússola e o uso de cada material. Peça aos alunos que construam a bússola com os materiais recebidos. Circule entre os grupos e faça intervenções como:

  • Todos os materiais farão parte da bússola?

É importante que eles cheguem à conclusão de que o ímã não fará parte da bússola, apenas será utilizado para imantar a agulha. Nesta parte da discussão, é importante solicitar aos alunos que testem se a agulha está imantada. Questione-os:

  • Como podemos saber se esta agulha já está funcionando como um ímã?

É provável que eles busquem algum material de metal como um clipes para fazer o teste. Caso não ocorra, sugira uma comparação entre o ímã e a agulha imantada, colocando ambos em contato com alguns objetos (pode ser o clipes, o ferro das cadeiras, entre outros). Caso a agulha não esteja imantada, peça aos alunos que esfreguem o ímã no mesmo sentido e com o mesmo pólo mais algumas vezes na agulha. Questione:

  • O que cada material representa?
  • Como podemos montar a bússola?
  • Qual é o motivo de termos um pote com água?

Retome sempre com as crianças as dicas recebidas. Valide as hipóteses dos alunos ou faça mais perguntas que os levem a novas reflexões.

A ideia é que os alunos imantem a agulha, passando ímã sobre ela diversas vezes sempre no mesmo sentido e com o mesmo polo, sem movimentos de vai e volta. Eles devem fixar a agulha, deitando-a sobre a rolha e colando-a com a fita crepe. Caso a fita não seja aderente à rolha, ele pode perfurar a rolha para fixar a agulha. Temos assim o ponteiro da bússola. Ao colocar a rolha com a agulha no recipiente com água, ele se moverá e indicará a posição norte - sul.

Para saber mais sobre a temática, visite:

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?ini=B&categoria=21 ou https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/bussola

Quando o instrumento estiver pronto, auxilie os alunos na orientação. Como a bússola mostra a posição Norte - Sul, nesse momento será necessário observar o sol para localizar a posição Leste e, consequentemente, qual dos lados da agulha aponta o Norte. Tendo definido os pontos cardeais, entregue aos alunos as pistas para encontrar o tesouro. Aqui é fundamental que o professor defina o ponto de partida. Teste, antes da aula, as pistas da atividade para definir bem o ponto de partida, que pode ser o quadro, uma parede, um móvel, um jardim ou um X marcado no chão.

Durante a busca, observe se os alunos estão conseguindo se localizar a partir dos pontos cardeais definidos. Faça intervenções, se necessário, retomando a discussão do grupo, a leitura da bússola e a posição do sol. É provável que os grupos não encontrem o tesouro ao mesmo tempo. Opte por colocar apenas 1 tesouro ou 1 tesouro para cada grupo. O prêmio que pode ser uma caixa com balas, um texto informativo sobre o assunto da aula, lápis coloridos para serem distribuídos entre os alunos ou outra coisa de interesse das crianças. Seja como for, incentive todos os grupos a seguir as orientações para chegar ao local, mesmo que já tenham visto outros grupos no local do tesouro. Relembre com eles que o objetivo da aula é conseguir localizar-se pelos pontos cardeais através da bússola construída.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (7 minutos no slide 6 / 5 minutos no slide 7)

Orientações: Organize os alunos em semicírculo de maneira que os membros do grupo se sentem lado a lado. Promova uma discussão, retomando a questão disparadora: “Como construir, com os objetos apresentados, um instrumento para encontrar o tesouro?”.

Neste momento, um grupo inicia a discussão e os demais podem complementar as ideias apresentadas. Faça perguntas que enriqueçam a discussão como:

  • De que maneira vocês chegaram a essa conclusão?
  • Como o grupo pensou na resolução desse problema?
  • Como vocês perceberam que deu certo?
  • O que te ajudou nessa construção?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Sugira a produção de um texto coletivo, em tópicos, para explicar como fazer uma bússola com materiais cotidianos. Nas etapas definidas por eles, tente garantir linguagem e informações científicas como:

  • Encha um pote de plástico raso com água.
  • Passe o ímã na agulha sempre no mesmo sentido e com o mesmo pólo para imantá-la.
  • Prenda a agulha na posição horizontal na rolha com uma fita ou encaixando-a na própria rolha.
  • Coloque a rolha com a agulha para flutuar na água e veja a bússola se posicionar na posição Norte - Sul.

Se os alunos começarem a trazer mais informações sobre, por exemplo, a agulha ser atraída pelo pólo magnético da Terra, eles podem complementar as informações com um parágrafo abaixo das orientações.

Se possível, compartilhe essa produção com todos os alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Dicas e pistas impressas, um pedaço de rolha de mais ou menos 3 cm de altura, uma fita crepe, uma agulha de costura (de preferência grande), um pequeno recipiente raso (pode ser um pote de aproximadamente 10 cm de diâmetro e 5 cm de altura), água e um ímã (pode ser encontrado em casas de ferragem ou em lojas de artesanato). Caso a rolha seja um material de difícil acesso, ela pode ser substituída por uma tampinha de garrafa PET, basta fazer duas fendas opostas na tampinha e encaixar ali a agulha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula com as crianças e retome algumas informações básicas que eles já sabem sobre bússola. Comente que eles terão que utilizá-la em um desafio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Apresente o slide e leia-o com eles. Comente que, em grupos, criarão estratégias para encontrar esse tesouro. Comunique, também, que o trabalho em grupo será fundamental, porque com as contribuições e saberes de cada um será mais fácil encontrar o tesouro. Esta atividade pode ser realizada na própria sala de aula ou em qualquer espaço disponível da escola onde seja possível esconder uma pequena caixa, que será o “tesouro”. Será interessante se houver alguns obstáculos como bancos, mesas e jardins.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, leia a questão para os alunos. Pergunte quais instrumento eles acreditam que podemos construir para encontrar esse tesouro, que também era utilizado pelos piratas ao desbravarem os mares. Deixe que levantem suas hipóteses. É provável que apresentem a bússola como instrumento para essa tarefa rapidamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos. Apresente os materiais e as dicas. Solicite que, antes de iniciarem a construção, leiam as dicas e expliquem uns aos outros o que entenderam. Deixe que, nos grupos, eles levantem hipóteses sobre a construção da bússola e o uso de cada material. Peça aos alunos que construam a bússola com os materiais recebidos. Circule entre os grupos e faça intervenções como:

  • Todos os materiais farão parte da bússola?

É importante que eles cheguem à conclusão de que o ímã não fará parte da bússola, apenas será utilizado para imantar a agulha. Nesta parte da discussão, é importante solicitar aos alunos que testem se a agulha está imantada. Questione-os:

  • Como podemos saber se esta agulha já está funcionando como um ímã?

É provável que eles busquem algum material de metal como um clipes para fazer o teste. Caso não ocorra, sugira uma comparação entre o ímã e a agulha imantada, colocando ambos em contato com alguns objetos (pode ser o clipes, o ferro das cadeiras, entre outros). Caso a agulha não esteja imantada, peça aos alunos que esfreguem o ímã no mesmo sentido e com o mesmo pólo mais algumas vezes na agulha. Questione:

  • O que cada material representa?
  • Como podemos montar a bússola?
  • Qual é o motivo de termos um pote com água?

Retome sempre com as crianças as dicas recebidas. Valide as hipóteses dos alunos ou faça mais perguntas que os levem a novas reflexões.

A ideia é que os alunos imantem a agulha, passando ímã sobre ela diversas vezes sempre no mesmo sentido e com o mesmo polo, sem movimentos de vai e volta. Eles devem fixar a agulha, deitando-a sobre a rolha e colando-a com a fita crepe. Caso a fita não seja aderente à rolha, ele pode perfurar a rolha para fixar a agulha. Temos assim o ponteiro da bússola. Ao colocar a rolha com a agulha no recipiente com água, ele se moverá e indicará a posição norte - sul.

Para saber mais sobre a temática, visite:

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?ini=B&categoria=21 ou https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/bussola

Quando o instrumento estiver pronto, auxilie os alunos na orientação. Como a bússola mostra a posição Norte - Sul, nesse momento será necessário observar o sol para localizar a posição Leste e, consequentemente, qual dos lados da agulha aponta o Norte. Tendo definido os pontos cardeais, entregue aos alunos as pistas para encontrar o tesouro. Aqui é fundamental que o professor defina o ponto de partida. Teste, antes da aula, as pistas da atividade para definir bem o ponto de partida, que pode ser o quadro, uma parede, um móvel, um jardim ou um X marcado no chão.

Durante a busca, observe se os alunos estão conseguindo se localizar a partir dos pontos cardeais definidos. Faça intervenções, se necessário, retomando a discussão do grupo, a leitura da bússola e a posição do sol. É provável que os grupos não encontrem o tesouro ao mesmo tempo. Opte por colocar apenas 1 tesouro ou 1 tesouro para cada grupo. O prêmio que pode ser uma caixa com balas, um texto informativo sobre o assunto da aula, lápis coloridos para serem distribuídos entre os alunos ou outra coisa de interesse das crianças. Seja como for, incentive todos os grupos a seguir as orientações para chegar ao local, mesmo que já tenham visto outros grupos no local do tesouro. Relembre com eles que o objetivo da aula é conseguir localizar-se pelos pontos cardeais através da bússola construída.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (7 minutos no slide 6 / 5 minutos no slide 7)

Orientações: Organize os alunos em semicírculo de maneira que os membros do grupo se sentem lado a lado. Promova uma discussão, retomando a questão disparadora: “Como construir, com os objetos apresentados, um instrumento para encontrar o tesouro?”.

Neste momento, um grupo inicia a discussão e os demais podem complementar as ideias apresentadas. Faça perguntas que enriqueçam a discussão como:

  • De que maneira vocês chegaram a essa conclusão?
  • Como o grupo pensou na resolução desse problema?
  • Como vocês perceberam que deu certo?
  • O que te ajudou nessa construção?

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Sugira a produção de um texto coletivo, em tópicos, para explicar como fazer uma bússola com materiais cotidianos. Nas etapas definidas por eles, tente garantir linguagem e informações científicas como:

  • Encha um pote de plástico raso com água.
  • Passe o ímã na agulha sempre no mesmo sentido e com o mesmo pólo para imantá-la.
  • Prenda a agulha na posição horizontal na rolha com uma fita ou encaixando-a na própria rolha.
  • Coloque a rolha com a agulha para flutuar na água e veja a bússola se posicionar na posição Norte - Sul.

Se os alunos começarem a trazer mais informações sobre, por exemplo, a agulha ser atraída pelo pólo magnético da Terra, eles podem complementar as informações com um parágrafo abaixo das orientações.

Se possível, compartilhe essa produção com todos os alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano