11938
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações dos alimentos

Plano de Aula de Ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre Transformações dos alimentos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Ferramentas para fóruns: Google Classroom.

Contexto e questão disparadora

Faça uma conferência com a turma ou grave a introdução desta aula explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à transformação de alimentos.

Contextualize a história ocorrida com as crianças e apresente, por videoconferência ou gravação, a questão disparadora.

Provoque a turma! Questione os alunos sobre o porquê dos alimentos terem sido encontrados de formas diferentes. Pergunte:

- O que podemos fazer para que os alimentos apresentem texturas diferentes?
- O que deveriam fazer para que a textura fosse a mesma?

É provável que os alunos respondam que, quando expostos a altas temperaturas, ou seja, cozidos, eles podem mudar o estado. Caso a aula tenha sido gravada, promova um fórum para que as crianças levantem e escrevam hipóteses.

Mão na massa

Siga os passos indicados no mão na massa.

Por meio de videoconferência, por Hangouts ou Zoom, provoque o grupo para esse momento.

Instigue os alunos para que se sintam motivados a descobrirem como ocorre a transformação dos alimentos.

Proponha a atividade do mão na massa. Explique o passo a passo da atividade. Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias pedindo para que acompanhem esse experimento.

Peça para as crianças verificarem os alimentos crus e cozidos e, se possível, que registrem as descobertas por meio de fotos ou vídeos.

Crie um documento colaborativo (Docs ou Apresentações), com a tabela sugerida no slide 6. Partilhe o link com os alunos e divida-os em grupos de 4 a 5 integrantes. Nomeie cada página do documento com o nome do grupo. Peça aos alunos para discutirem via documento colaborativo as aprendizagens, registrando as descobertas.

Sistematização

Faça uma videoconferência e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Projete o documento colaborativo que construíram e peça para que contem sobre as aprendizagens. É importante que as crianças compreendam que o calor pode transformar os alimentos e, provavelmente, o tempo de cozimento das cenouras (do problema inicial) foi diferente.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de mão na massa. Cabe a um responsável preparar os alimentos para cozimento e ligar o fogão. Este será um momento de aprendizagem e partilha, pois, ao final do experimento, à medida que os alimentos são saboreados, as crianças devem registrar as descobertas.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_02M&E01

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas