11935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Conceituando poluição

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre Conceituando poluição

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre poluição.

Materiais necessários para a aula: Sulfite ou cartolina, lápis de cor, canetinhas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição.

Para entender mais sobre o conceito de poluição, clique aqui.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a imagem para a sala e reserve um tempo para que os alunos a observem. Em seguida faça questionamentos com o intuito de levantar os conhecimentos da turma a respeito de elementos poluidores e ambiente poluído, por exemplo:

O que são construções humanas? Como estão representadas nas imagens?

O que são elementos naturais? Como estão representados?

Após as discussões, chame a atenção dos alunos para as cores das imagens, questione por que as cores são diferentes e o que querem representar.

Comente com a turma sobre a atividade que irão realizar: representar alguns ambientes. Eles podem estar poluídos ou não, então deverão pensar em como farão isso de forma a representar da melhor maneira esses ambientes.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que seriam agentes poluidores e como seriam ambientes modificados por esses poluentes. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em seis grupos.

Escreva as instruções em um papel e entregue uma para cada grupo. Diga que eles terão a missão de explicar, por meio de desenhos, o que é um ambiente poluído e um ambiente não poluído:

Grupo 1: vocês deverão desenhar um mar poluído, como ele seria?

Grupo 2: vocês deverão desenhar um mar sem poluição, como ele seria?

Grupo 3: vocês deverão desenhar uma praça poluída, como ela seria?

Grupo 4: Vocês deverão desenhar uma praça não poluída, como ela seria?

Grupo 5: vocês deverão representar a poluição do ar, como seria isso?

Grupo 6: vocês deverão representar um ambiente onde o ar não está poluído, como seria?

Explique o que eles devem fazer e deixe que discutam nos grupos sobre o que desenharão, como farão isso, o que deve ou não ser colocado em cada ambiente.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, os grupos devem registrar em folhas de sulfite ou cartolina os seus desenhos para apresentar para toda a turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Peça que cada grupo encontre o seu oposto: o grupo que desenhou um mar poluído deve procurar o grupo que representou o mar não poluído e comparar seus desenhos, e assim por diante.

Peça para que observem o que há de diferente e que registrem suas conclusões para apresentar ao restante da turma.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular a conversa.

Se julgar conveniente, você pode marcar o tempo e avisar o momento em que cada grupo irá contar sua organização e o momento em que apresentarão sugestões para o outro grupo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que os grupos compartilhem suas conclusões com o restante da turma. Atue como mediador, questionando os alunos sobre suas escolhas.

Pergunte para os alunos:

Quais características vocês usaram para representar esses ambientes?

Quais as diferenças encontradas entre esses ambientes?

Quais elementos foram inseridos ou retirados deste ambiente para que ele fosse considerado poluído ou não poluído?

Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas escolhas e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição). Espera-se que os grupos façam apontamentos e insiram em seus desenhos elementos que representem a poluição, como lixo, fumaça, esgoto etc. Caso isso não ocorra, retome a imagem apresentada inicialmente no contexto e peça para que observem o que poderia ser modificado em seus desenhos.

Peça contribuições para a turma:

Alguém acrescentaria ou retiraria algo desta imagem? Por quê?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem o que pensaram para fazer suas escolhas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, quando os ambientes naturais são modificados com a introdução de elementos que prejudicam o ambiente e causam danos à saúde humana e à natureza, este ambiente é considerado poluído. Explique que a poluição pode ser causada pela liberação de resíduos como lixo, lançamento de esgoto nos rios, mares e solo, gases liberados por indústrias e automóveis etc.; ou energia, como calor, luz, e som. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Esta é uma aula introdutória para o estudo da poluição. Em aulas posteriores, esta temática será encaminhada para que compreendam os conceitos de poluição sonora e visual, e suas relações com a saúde auditiva e visual.

Para aprofundar mais o assunto com a turma, você pode ler para os alunos uma reportagem sobre os impactos da poluição na natureza acessando aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre poluição.

Materiais necessários para a aula: Sulfite ou cartolina, lápis de cor, canetinhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre poluição.

Para entender mais sobre o conceito de poluição, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a imagem para a sala e reserve um tempo para que os alunos a observem. Em seguida faça questionamentos com o intuito de levantar os conhecimentos da turma a respeito de elementos poluidores e ambiente poluído, por exemplo:

O que são construções humanas? Como estão representadas nas imagens?

O que são elementos naturais? Como estão representados?

Após as discussões, chame a atenção dos alunos para as cores das imagens, questione por que as cores são diferentes e o que querem representar.

Comente com a turma sobre a atividade que irão realizar: representar alguns ambientes. Eles podem estar poluídos ou não, então deverão pensar em como farão isso de forma a representar da melhor maneira esses ambientes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que seriam agentes poluidores e como seriam ambientes modificados por esses poluentes. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em seis grupos.

Escreva as instruções em um papel e entregue uma para cada grupo. Diga que eles terão a missão de explicar, por meio de desenhos, o que é um ambiente poluído e um ambiente não poluído:

Grupo 1: vocês deverão desenhar um mar poluído, como ele seria?

Grupo 2: vocês deverão desenhar um mar sem poluição, como ele seria?

Grupo 3: vocês deverão desenhar uma praça poluída, como ela seria?

Grupo 4: Vocês deverão desenhar uma praça não poluída, como ela seria?

Grupo 5: vocês deverão representar a poluição do ar, como seria isso?

Grupo 6: vocês deverão representar um ambiente onde o ar não está poluído, como seria?

Explique o que eles devem fazer e deixe que discutam nos grupos sobre o que desenharão, como farão isso, o que deve ou não ser colocado em cada ambiente.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, os grupos devem registrar em folhas de sulfite ou cartolina os seus desenhos para apresentar para toda a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Peça que cada grupo encontre o seu oposto: o grupo que desenhou um mar poluído deve procurar o grupo que representou o mar não poluído e comparar seus desenhos, e assim por diante.

Peça para que observem o que há de diferente e que registrem suas conclusões para apresentar ao restante da turma.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular a conversa.

Se julgar conveniente, você pode marcar o tempo e avisar o momento em que cada grupo irá contar sua organização e o momento em que apresentarão sugestões para o outro grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que os grupos compartilhem suas conclusões com o restante da turma. Atue como mediador, questionando os alunos sobre suas escolhas.

Pergunte para os alunos:

Quais características vocês usaram para representar esses ambientes?

Quais as diferenças encontradas entre esses ambientes?

Quais elementos foram inseridos ou retirados deste ambiente para que ele fosse considerado poluído ou não poluído?

Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas escolhas e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição). Espera-se que os grupos façam apontamentos e insiram em seus desenhos elementos que representem a poluição, como lixo, fumaça, esgoto etc. Caso isso não ocorra, retome a imagem apresentada inicialmente no contexto e peça para que observem o que poderia ser modificado em seus desenhos.

Peça contribuições para a turma:

Alguém acrescentaria ou retiraria algo desta imagem? Por quê?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem o que pensaram para fazer suas escolhas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, quando os ambientes naturais são modificados com a introdução de elementos que prejudicam o ambiente e causam danos à saúde humana e à natureza, este ambiente é considerado poluído. Explique que a poluição pode ser causada pela liberação de resíduos como lixo, lançamento de esgoto nos rios, mares e solo, gases liberados por indústrias e automóveis etc.; ou energia, como calor, luz, e som. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Esta é uma aula introdutória para o estudo da poluição. Em aulas posteriores, esta temática será encaminhada para que compreendam os conceitos de poluição sonora e visual, e suas relações com a saúde auditiva e visual.

Para aprofundar mais o assunto com a turma, você pode ler para os alunos uma reportagem sobre os impactos da poluição na natureza acessando aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano