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Plano de aula - Comparando Quantidades

POR: Simone de Oliveira da Silva 16/07/2018
Código: MAT1_01NUM01

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Saber comparar quantidades.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Saber comparar quantidades.

Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Quantidade, comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o que será realizado nesta aula. É o momento de saber os conhecimentos prévios dos alunos. A partir das respostas das crianças, explore a noção de quantidade.

Propósito: Saber os conhecimentos prévios dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe contar?
  • Quantos anos você tem?
  • Você tem irmãos? Quantos?
  • Quem tem mais irmãos?
  • Quem tem menos irmãos?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar à resposta. Essa atividade será oralizada. Busque respostas que levem à resolução da pergunta.

Propósito: Buscar uma estratégia para realizar a contagem de meninas e meninos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer para contar quantos meninos e quantas meninas tem na sala?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua a folha contendo a tabela para que registrem, através da contagem, a quantidade de meninos e meninas. O registro poderá ser feito através de risquinhos, desenhos ou outro modo que a criança encontrar para registrar. Oriente os alunos deixando claro que a primeira etapa deve ser realizada individualmente. Durante esta aula, a turma pode estar organizada em pequenos grupos. Durante a atividade, realize intervenções conforme as necessidades que forem surgindo no grande grupo, sem induzir uma resposta pronta.

Deixe claro que cada aluno buscará sua própria estratégia para realizar essa organização das quantidades (menina e menino) e, em seguida, compare os grupos e verifique as respostas. Assim que todos organizarem os grupos, peça que compartilhe com o colega (previamente planejado por você) as estratégias utilizadas. Os alunos deverão contar como fizeram para separar a quantidade de meninos e meninas da sua sala. Nesta etapa, você deve acompanhar as duplas e ouvir as estratégias de registro da maioria dos alunos, destacando a melhor estratégia.

Propósito: Registrar a quantidade encontrada através da contagem.

Discuta com a turma:

  • Como você irá registrar?
  • O que tem mais? Meninas ou meninos?
  • Por que?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Socialize com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Reforce que, quando temos duas ou mais quantidades de objetos diferentes, podemos compará-las indicando onde tem mais, menos ou a mesma quantidade.

Propósito: Para comparar quantidades, é preciso realizar a contagem dessas quantidades.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome o que a turma aprendeu nessa aula.

Propósito: Retomar o que aprendemos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para a resolução da atividade?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá comparar as quantidades que estão representadas pelos desenhos e indicar (com um círculo ou um X) o que tem mais (meninos ou meninas). Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos. O Raio X é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Saber comparar quantidades.

Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Quantidade, comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o que será realizado nesta aula. É o momento de saber os conhecimentos prévios dos alunos. A partir das respostas das crianças, explore a noção de quantidade.

Propósito: Saber os conhecimentos prévios dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você sabe contar?
  • Quantos anos você tem?
  • Você tem irmãos? Quantos?
  • Quem tem mais irmãos?
  • Quem tem menos irmãos?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar à resposta. Essa atividade será oralizada. Busque respostas que levem à resolução da pergunta.

Propósito: Buscar uma estratégia para realizar a contagem de meninas e meninos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer para contar quantos meninos e quantas meninas tem na sala?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua a folha contendo a tabela para que registrem, através da contagem, a quantidade de meninos e meninas. O registro poderá ser feito através de risquinhos, desenhos ou outro modo que a criança encontrar para registrar. Oriente os alunos deixando claro que a primeira etapa deve ser realizada individualmente. Durante esta aula, a turma pode estar organizada em pequenos grupos. Durante a atividade, realize intervenções conforme as necessidades que forem surgindo no grande grupo, sem induzir uma resposta pronta.

Deixe claro que cada aluno buscará sua própria estratégia para realizar essa organização das quantidades (menina e menino) e, em seguida, compare os grupos e verifique as respostas. Assim que todos organizarem os grupos, peça que compartilhe com o colega (previamente planejado por você) as estratégias utilizadas. Os alunos deverão contar como fizeram para separar a quantidade de meninos e meninas da sua sala. Nesta etapa, você deve acompanhar as duplas e ouvir as estratégias de registro da maioria dos alunos, destacando a melhor estratégia.

Propósito: Registrar a quantidade encontrada através da contagem.

Discuta com a turma:

  • Como você irá registrar?
  • O que tem mais? Meninas ou meninos?
  • Por que?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Socialize com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Reforce que, quando temos duas ou mais quantidades de objetos diferentes, podemos compará-las indicando onde tem mais, menos ou a mesma quantidade.

Propósito: Para comparar quantidades, é preciso realizar a contagem dessas quantidades.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome o que a turma aprendeu nessa aula.

Propósito: Retomar o que aprendemos na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para a resolução da atividade?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá comparar as quantidades que estão representadas pelos desenhos e indicar (com um círculo ou um X) o que tem mais (meninos ou meninas). Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos. O Raio X é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Saber comparar quantidades.

Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Quantidade, comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.


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