11575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolver problema de investigação

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre problemas de investigação, regularidades.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.

Conceito-chave

Problemas de investigação, regularidades.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que se pretende desenvolver na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).

Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).

Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Atividade principal - Ampliação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete na lousa para que os alunos possam copiar. Peça para os alunos formarem duplas e iniciarem a investigação para descobrir qual o valor do algarismo que está escrito no verso da letra O. Solicite o registro das possíveis soluções no caderno e faça uma análise crítica da solução que apresentarem. Após 5 minutos pedir que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. O objetivo do problema de investigação é estimular o aluno a buscar informações que aprimore o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a realizar o esforço produtivo.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, se tornem protagonista do próprio conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida. E ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema. Aponte que apesar de levar um tempo maior, resolver uma situação dessas por tentativa e erro pode ser um caminho a ser seguido.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?

Raio X - ampliação - Resolver problemas de investigação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente analisem o problema proposto, e apresentem estratégias que satisfaça a solução. O objetivo desta atividade é estimular o aluno a desenvolver seu pensamento matemático por meio da representação simbólica durante a apresentação das possíveis soluções para o problema, desenvolver no aluno habilidades para argumentar diante da hipótese de solução em defesa de seu ponto de vista de maneira autônoma. Um problema de investigação visa estimular o aluno a ser protagonista de seu conhecimento, o aluno tende a se deparar com um erro, nesse momento o professor deverá mediar estimulando o aluno a encarar seus erros e buscar alternativas para encontrar a solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções encontradas?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que se pretende desenvolver na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.

Conceito-chave

Problemas de investigação, regularidades.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).

Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).

Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.

Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete na lousa para que os alunos possam copiar. Peça para os alunos formarem duplas e iniciarem a investigação para descobrir qual o valor do algarismo que está escrito no verso da letra O. Solicite o registro das possíveis soluções no caderno e faça uma análise crítica da solução que apresentarem. Após 5 minutos pedir que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. O objetivo do problema de investigação é estimular o aluno a buscar informações que aprimore o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a realizar o esforço produtivo.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, se tornem protagonista do próprio conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida. E ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema. Aponte que apesar de levar um tempo maior, resolver uma situação dessas por tentativa e erro pode ser um caminho a ser seguido.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente analisem o problema proposto, e apresentem estratégias que satisfaça a solução. O objetivo desta atividade é estimular o aluno a desenvolver seu pensamento matemático por meio da representação simbólica durante a apresentação das possíveis soluções para o problema, desenvolver no aluno habilidades para argumentar diante da hipótese de solução em defesa de seu ponto de vista de maneira autônoma. Um problema de investigação visa estimular o aluno a ser protagonista de seu conhecimento, o aluno tende a se deparar com um erro, nesse momento o professor deverá mediar estimulando o aluno a encarar seus erros e buscar alternativas para encontrar a solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções encontradas?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano