Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O algoritmo da subtração e o Quadro Valor Lugar (Q.V.L.)
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos básicos da adição e subtração a partir do sistema de numeração decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).
Conceito-chave:
Quadro Valor Lugar (Q. V. L.), estratégias de resolução e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção(opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas em folhas;
- Quadro Valor de Lugar (feito pelo professor, pelos alunos com ajuda do professor ou impresso).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.
Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.
Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.
Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.
Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.
Discuta com a turma:
- No número 25, qual algarismo representa a unidade? E a dezena?
- O número 4 está sozinho, então ele representa qual ordem?
- Numa adição, por onde devo começar ? Pela unidade ou dezena?
- Como podemos decompor o número 29?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)
Orientações: Projete, desenhe no quadro ou entregue impressa aos alunos esta atividade. Leia as explicações e comanda. Realize a atividade em conjunto com a turma.
Propósito: Decompor os números usando o quadro valor lugar.
Discuta com a turma:
- Em relação ao 42, quais os palitos que vocês usaram?
- Em relação ao 124, qual foi a cor utilizada para representar o número 1 na ordem das centena simples?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).
Orientações:
- Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
- Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
- Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
- Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.
Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:
Discuta com a turma:
- Qual resolução está correta?
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
- Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
- Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor Lugar?
Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L., por decomposição e através do algoritmo convencional.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).
Orientações:
- Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
- Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
- Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
- Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.
Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:
Discuta com a turma:
- Qual resolução está correta?
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
- Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
- Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?
Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).
Orientações:
- Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
- Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
- Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
- Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.
Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:
Discuta com a turma:
- Qual resolução está correta?
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
- Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
- Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?
Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).
Orientações:
- Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
- Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
- Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
- Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.
Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:
Discuta com a turma:
- Qual resolução está correta?
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
- Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
- Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?
Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).
Orientações:
- Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
- Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
- Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
- Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.
Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:
Discuta com a turma:
- Qual resolução está correta?
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Me explique
- Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
- Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?
Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça a alguns alunos que registrem na lousa e justifiquem oralmente suas resoluções e se fizeram soluções diferentes coloque-as no quadro, explicando para a turma como resolveram a situação proposta.
- Dê ênfase ao erro na resolução de Renan, para que os alunos justifiquem na lousa o porquê do erro na subtração apresentada.
- Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos Maria Júlia e Murilo destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções apresentadas na situação problema, ressaltando o uso do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) e outras estratégias para resolver operações de subtração.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre a estratégia apresentada e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade?”
- “ Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo?”
- “Qual a vantagem de se utilizar o Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) para resolver as subtrações?”
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.Projete ou escreva no quadro.
Propósito: Demonstrar que a utilização do procedimento de cálculo por meio da utilização do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), por meio de decomposição ou através do algoritmo convencional são possibilidades cabíveis na resolução de problemas envolvendo as operações.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções ( de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções (de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via Whatsapp, email etc.).
Optativos: Zoom, Meet e Q.V.L. confeccionado no papel.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e da Discussão das Soluções.
Atividade principal
Para resolver a atividade proposta os alunos precisam da atividade e do Q.V.L. Você pode encaminhar o material para eles por e-mail e pedir para imprimirem ou reproduzirem o Q.V.L. no caderno. Se eles não conhecerem o Quadro Valor de Lugar, grave um áudio falando um pouco sobre ele. Envie imagens dele para que tenham como referência e reproduzam.
Oriente que, antes de iniciarem a tarefa, brinquem um pouco com o Q.V.L. representando alguns números nele. Você pode encaminhar estes números junto com a atividade ou deixar os alunos livres para criá-los. É importante que eles entendam a função deste recurso e identifiquem as ordens dos números.
Você também pode enviar a situação-problema por meio de áudio noo Whatsapp. As resoluções do problema feitas pelos alunos e as questões referentes a elas podem ser enviadas por imagem. Explique que eles devem analisar as três resoluções diferentes para a mesma situação-problema. Combine com os alunos para enviarem as respostas para você da forma que for mais fácil. Eles podem mandar imagens e gravar áudios justificando as respostas.
Se estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe sua tela com os alunos com os slides 5, 6, 7, 8 e 9 e faça as perguntas sugeridas nas orientações. Neste caso, acompanhe o desenvolvimento da turma fazendo as intervenções necessárias que foram sugeridas no plano. Você pode confeccionar o Q.V.L. sugerido pela autora do plano e usá-lo junto na representação da operação do problema, mostrando para todos.
Discussão das soluções
Se tiver possibilidade de realizar momento síncrono todos os alunos, incentive que expliquem a análise que fizeram dos cálculos das três crianças. Discuta as soluções apresentadas pelos alunos Maria Júlia e Murilo, destacando as semelhanças e diferenças. Dê ênfase ao erro na resolução de Renan e peça para os alunos justificarem o erro na subtração apresentada.
Pergunte se, em relação à resolução da Maria Júlia, eles já resolveram alguma operação desta maneira. Questione se acham mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar.
Caso não seja possível realizar o momento síncrono, você pode pedir que gravem um áudio explicando o que pensaram ou respondam por escrito. Use as questões abaixo, que podem ser enviadas junto com a atividade ou por áudio pelo Whatsapp.
- Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
- Você faria diferente? Como seria sua resolução?
É importante que os alunos percebam que a utilização do procedimento de cálculo utilizando o Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), por meio de decomposição ou através do algoritmo convencional, são possibilidades diferentes de resolução de problemas envolvendo as operações.
Encerramento
Garanta que todos os alunos recebam devolutiva das respostas. Você pode reunir as respostas diferentes e compartilhar via Whatsapp, e-mail, Zoom ou Meet. Se nenhuma destas alternativas for possível, encaminhe as respostas escritas junto com a correção da tarefa física.
Convite às famílias
Sugira às famílias que ajudem os filhos com a leitura do problema e das questões. Você pode enviar um áudio com estas orientações ou escrever um pequeno texto sugerindo o apoio e encaminhar junto com a tarefa.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).
Conceito-chave:
Quadro Valor Lugar (Q. V. L.), estratégias de resolução e subtração.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção(opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas em folhas;
- Quadro Valor de Lugar (feito pelo professor, pelos alunos com ajuda do professor ou impresso).
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA