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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - O algoritmo da subtração e o Quadro Valor Lugar (Q.V.L.)

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo  o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).

Conceito-chave:

Quadro Valor  Lugar (Q. V. L.), estratégias de resolução e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção(opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Quadro Valor de Lugar (feito pelo professor, pelos alunos com ajuda do professor ou impresso).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.

Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.

Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.

Discuta com a turma:

  • No número 25, qual algarismo representa a unidade? E a dezena?
  • O número 4 está sozinho, então ele representa qual ordem?
  • Numa adição, por onde devo começar ? Pela unidade ou dezena?
  • Como podemos decompor o número 29?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete, desenhe no quadro ou entregue impressa aos alunos esta atividade. Leia as explicações e comanda. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Decompor os números usando o quadro valor lugar.

Discuta com a turma:

  • Em relação ao 42, quais os palitos que vocês usaram?
  • Em relação ao 124, qual foi a cor utilizada para representar o número 1 na ordem das centena simples?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L., por decomposição e através do algoritmo convencional.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

Atividade Principal select-down

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

Atividade Principal select-down

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Me explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça a alguns alunos que registrem na lousa e justifiquem oralmente suas resoluções e se fizeram soluções diferentes coloque-as no quadro, explicando para a turma como resolveram a situação proposta.
  • Dê ênfase ao erro na resolução de Renan, para que os alunos justifiquem na lousa o porquê do erro na subtração apresentada.
  • Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos Maria Júlia e Murilo destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções apresentadas na situação problema, ressaltando o uso do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) e outras estratégias para resolver operações de subtração.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre a estratégia apresentada e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade?”
  • “ Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo?”
  • “Qual a vantagem de se utilizar o Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) para resolver as subtrações?”

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.Projete ou escreva no quadro.

Propósito: Demonstrar que a utilização do procedimento de cálculo por meio da utilização do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), por meio de decomposição ou através do algoritmo convencional são possibilidades cabíveis na resolução de problemas envolvendo as operações.

Raio X select-down

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções ( de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.

Raio X select-down

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções (de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo  o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).

Conceito-chave:

Quadro Valor  Lugar (Q. V. L.), estratégias de resolução e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção(opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Quadro Valor de Lugar (feito pelo professor, pelos alunos com ajuda do professor ou impresso).
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Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.

Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides.

Leia as explicações e comanda.Explique que há muitos anos, as pessoas contavam seus objetos de uma maneira muito simples, porque eles possuíam poucas coisas: algumas ovelhas ou bois, poucas moedas, poucos objetos. Conforme foram evoluindo essas quantidades foram aumentando. Então, entre os homens surgiu a necessidade de escrever de alguma forma o que tinham contado. Apareceram as primeiras formas de contagem e os Sistemas de Numeração. Para ficar mais fácil a contagem, convencionou-se contar de dez em dez. Atualmente, nosso Sistema de Numeração chama-se “Decimal” porque contamos de 10 em 10. A cada objeto que contamos damos o nome de unidade. E a cada grupo de 10 unidades contadas chamamos 1 dezena. Explique que é dessa mesma forma que trabalhamos com o Quadro Valor de Lugar, ou mesmo com o material dourado: contamos sempre de dez em dez e isso significa que toda vez que chegar em 10 temos que fazer uma troca. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Explorar o quadro valor lugar e seu uso.

Discuta com a turma:

  • No número 25, qual algarismo representa a unidade? E a dezena?
  • O número 4 está sozinho, então ele representa qual ordem?
  • Numa adição, por onde devo começar ? Pela unidade ou dezena?
  • Como podemos decompor o número 29?
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Tempo previsto: 10 minutos (slides de 3 a 5)

Orientações: Projete, desenhe no quadro ou entregue impressa aos alunos esta atividade. Leia as explicações e comanda. Realize a atividade em conjunto com a turma.

Propósito: Decompor os números usando o quadro valor lugar.

Discuta com a turma:

  • Em relação ao 42, quais os palitos que vocês usaram?
  • Em relação ao 124, qual foi a cor utilizada para representar o número 1 na ordem das centena simples?

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L., por decomposição e através do algoritmo convencional.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

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Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10).

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles analisarão três resoluções diferentes para a mesma situação problema.
  • Distribua a atividade impressa dos slides de número 8 ao 10 ou projete no quadro para os alunos.
  • Siga lendo as comandas para a turma dos slides.
  • Eles deverão analisar as 3 resoluções e responderem as questões de forma autônoma.

Neste momento professor, você deverá circular pela sala e realizar intervenções através de perguntas que façam o raciocínio dos alunos avançarem, tais como:

Discuta com a turma:

  • Qual resolução está correta?
  • Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Me explique
  • Como você analisa a resolução do Renan? Ele acertou ou errou? Por quê? E a da Maria Júlia?
  • Em relação à resolução da Maria Júlia, você já resolveu alguma operação desta maneira? Você acha mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar?

Propósito: Entender o procedimento da resolução da subtração através da utilização do Q.V.L, por decomposição e através do algoritmo convencional.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça a alguns alunos que registrem na lousa e justifiquem oralmente suas resoluções e se fizeram soluções diferentes coloque-as no quadro, explicando para a turma como resolveram a situação proposta.
  • Dê ênfase ao erro na resolução de Renan, para que os alunos justifiquem na lousa o porquê do erro na subtração apresentada.
  • Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos Maria Júlia e Murilo destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções apresentadas na situação problema, ressaltando o uso do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) e outras estratégias para resolver operações de subtração.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre a estratégia apresentada e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade?”
  • “ Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo?”
  • “Qual a vantagem de se utilizar o Quadro Valor de Lugar (Q.V.L.) para resolver as subtrações?”

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.Projete ou escreva no quadro.

Propósito: Demonstrar que a utilização do procedimento de cálculo por meio da utilização do Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), por meio de decomposição ou através do algoritmo convencional são possibilidades cabíveis na resolução de problemas envolvendo as operações.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções ( de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Leia a comanda e peça que analisem as duas resoluções (de Maria Eduarda e do Gustavo) e peça para que verifiquem o resultado correto através da resolução por meio do Q.V.L.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização do Quadro Valor de Lugar.

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