Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Zoom;
- Atividade online: “Sinais das expressões” - Khan Academy (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Organize um encontro usando o Meet ou Zoom para a conversar com os alunos sobre as regras de sinais. Como os alunos já as conhecem, sistematizá-las desde o início ajudará no andamento da aula. Aliás, pode ser de fundamental importância para que eles comecem a se familiarizar com essa representação.
Evite frases como “mais com menos dá menos”, “menos com menos dá mais” etc. Isso confunde os alunos em diversas situações que envolvem expressões numéricas com números negativos, em que muitos colocam erroneamente “-2-2=+4”, pois “menos com menos dá mais” em uma confusão de regras.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto da atividade principal e disponibilize no grupo de Whatsapp ou Google Classroom, para que os alunos possam pensar sobre e compartilhar estratégias para encontrar os valores desconhecidos.
Oriente-os a filmar ou fotografar as estratégias e respostas, para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Encerramento
Encerre a atividade retomando com os estudantes a divisão de números inteiros e a regra de sinais. Lembre-se de destacar que essa regra é válida somente para a multiplicação e divisão.
Para a adição e subtração, é necessário identificar qual é o contexto de cada situação. Isso será discutido nas atividades que envolvem expressões numéricas.
Proponha que os alunos resolvam a atividade online “Sinais das expressões”, disponível no Khan Academy para fechar o assunto da aula ou colher evidências para uma avaliação.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_04NUM04
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
AULA 01
AULA 02
AULA 07
AULA 09
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes