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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Ampliando a Reta Numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 8° ano do Fundamental sobre reta numerada e números decimais.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Rios Nascimento,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos Específicos

Identificar os números decimais na reta numerada.

Conceito-chave

Reta numerada, números decimais.

Recursos Necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo para turma.

Propóstito: Apresentar o objetivo à classe.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Caso necessário, retome com os alunos o conceito de número natural e número inteiro. Retome a reta numerada com os naturais e os inteiros como simétricos ou opostos dos naturais.

Propósito: Recordar a reta numerada com os inteiros.

Discuta com a Turma:

  • Como descobrir qual é o maior número?
  • Essa ideia serve também para os negativos?
  • Há números menores que zero? Como explicar isso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Alerte aos alunos que esta reta está limitada do -1 até o 1. Relembre que quanto mais a direita, maior é o número e exemplifique isso utilizando também os números negativos.

Propósito: Ampliar a reta numerada intuitivamente com os decimais e as frações.

Discuta com a turma:

  • Quanto cada segmento da divisão da reta mede?
  • Qual o maior valor nesta representação? E o menor?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome as diversas representações de uma dízima, caso necessário. Caso a resolução da Atividade Principal seja executada de maneira rápida pela turma, sugira aos alunos que formem duplas, cada um deles escolhe outros 4 números como os sugeridos no enunciado, e então, o outro colega da dupla localiza esses números sobre a reta. Ao final da atividade, os alunos destrocam o exercício para corrigí-lo.

Propósito: Ampliar a reta numerada intuitivamente com os decimais e as frações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Use esta discussão como exemplo e continue discutindo com os alunos os outros 3 casos que aparecem na atividade. Atente-se para os números negativos. Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Discutir a ampliação da reta numerada com os racionais.

Discuta com a Turma:

  • Alguém sabe explicar o motivo do arredondamento?
  • É possível escrever exatamente o local de cada um desses números na reta?
  • Qual é a melhor aproximação: com uma ou duas casas decimais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Use as atividades da aula para ilustrar melhor o texto do slide.

Propósito: Sistematizar os conceitos discutidos na aula.

Discuta com a Turma:

  • Alguém pensou de forma diferente?
  • Podemos construir a reta de outra forma? Como?

Fica aqui uma sugestão de sequência de perguntas que você pode utilizar no Encerramento de sua aula, de forma a deixá-la mais reflexiva.

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para os alunos fazerem aproximações sucessivas como na Discussão das Soluções. Caso tenham dúvidas com os números fracionários, oriente-os a transformar as frações em decimais.

Propósito: Aplicar os saberes discutidos na aula (números racionais e reta numerada).

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo para turma.

Propóstito: Apresentar o objetivo à classe.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos Específicos

Identificar os números decimais na reta numerada.

Conceito-chave

Reta numerada, números decimais.

Recursos Necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Caso necessário, retome com os alunos o conceito de número natural e número inteiro. Retome a reta numerada com os naturais e os inteiros como simétricos ou opostos dos naturais.

Propósito: Recordar a reta numerada com os inteiros.

Discuta com a Turma:

  • Como descobrir qual é o maior número?
  • Essa ideia serve também para os negativos?
  • Há números menores que zero? Como explicar isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Alerte aos alunos que esta reta está limitada do -1 até o 1. Relembre que quanto mais a direita, maior é o número e exemplifique isso utilizando também os números negativos.

Propósito: Ampliar a reta numerada intuitivamente com os decimais e as frações.

Discuta com a turma:

  • Quanto cada segmento da divisão da reta mede?
  • Qual o maior valor nesta representação? E o menor?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome as diversas representações de uma dízima, caso necessário. Caso a resolução da Atividade Principal seja executada de maneira rápida pela turma, sugira aos alunos que formem duplas, cada um deles escolhe outros 4 números como os sugeridos no enunciado, e então, o outro colega da dupla localiza esses números sobre a reta. Ao final da atividade, os alunos destrocam o exercício para corrigí-lo.

Propósito: Ampliar a reta numerada intuitivamente com os decimais e as frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Use esta discussão como exemplo e continue discutindo com os alunos os outros 3 casos que aparecem na atividade. Atente-se para os números negativos. Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Discutir a ampliação da reta numerada com os racionais.

Discuta com a Turma:

  • Alguém sabe explicar o motivo do arredondamento?
  • É possível escrever exatamente o local de cada um desses números na reta?
  • Qual é a melhor aproximação: com uma ou duas casas decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Use as atividades da aula para ilustrar melhor o texto do slide.

Propósito: Sistematizar os conceitos discutidos na aula.

Discuta com a Turma:

  • Alguém pensou de forma diferente?
  • Podemos construir a reta de outra forma? Como?

Fica aqui uma sugestão de sequência de perguntas que você pode utilizar no Encerramento de sua aula, de forma a deixá-la mais reflexiva.

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça para os alunos fazerem aproximações sucessivas como na Discussão das Soluções. Caso tenham dúvidas com os números fracionários, oriente-os a transformar as frações em decimais.

Propósito: Aplicar os saberes discutidos na aula (números racionais e reta numerada).

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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