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Plano de aula - Problemas com Potência de Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de decimal.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de decimal.



Conceito-chave

Potenciação de números decimais



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para interpretar a potência de decimais.

Propósito: Compartilhar com a turma os objetivos da aula, incentivando o processo de autonomia.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide, escrevendo as operações na lousa e fazendo as perguntas oralmente. Espera-se que os alunos se lembrem de quais são os nomes de cada termo em uma potenciação e saibam reescrever 1,1³ como 1,1 x 1,1 x 1,1.

Alguns alunos podem se lembrar que esse cálculo pode ser feito resolvendo 11 x 11 x 11 = 1331 e em seguida colocando a vírgula após o primeiro 1 (contando 3 ordens da direita para a esquerda, valor equivalente ao total de casas decimais dos fatores da multiplicação).

Para a última operação, usando essa regra, basta fazer 3 x 3 = 9 e lembrar de contar duas casas para colocar a vírgula, chegando em 0,09.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam aplicações financeiras, até desenvolvimentos biológicos ou sociais.

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Os alunos podem copiar as questões no caderno ou utilizar a atividade impressa (o link está abaixo). Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e deixem que eles explorem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Se notar que a sala toda está parada no mesmo obstáculo, retome a atenção e faça algumas perguntas motivadoras como as que aparecem no guia de intervenção.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise o uso da potência de decimal em uma situação prática, construindo significados para seu uso.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito da potenciação e utilize a calculadora para explorar o conteúdo.

  • Vocês perceberam alguma ligação entre o número de casas decimais e o expoente envolvido em cada operação?
  • E se ao invés do desconto ser de 0,5 elevado ao número de erros fosse 0,15. Quantos pontos perderia Bruno?
  • Nessa nova situação você percebe qual a relação entre o número de casas decimais e o expoente?
  • O resultado do cálculo de uma potência sempre será um valor maior que a base?
  • O que aconteceu quando elevamos 0,5 ao quadrado (expoente 2)? E quando elevamos 0,5 ao cubo (expoente 3)?
  • O que acontece com a pontuação caso não ocorram erros ou acertos?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Os alunos podem copiar as questões no caderno ou utilizar a atividade impressa (o link está abaixo). Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e deixem que eles explorem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Se notar que a sala toda está parada no mesmo obstáculo, retome a atenção e faça algumas perguntas motivadoras como as que aparecem no guia de intervenção.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise o uso da potência de decimal em uma situação prática, construindo significados para seu uso.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito da potenciação e utilize a calculadora para explorar o conteúdo.

  • Vocês perceberam alguma ligação entre o número de casas decimais e o expoente envolvido em cada operação?
  • E se ao invés do desconto ser de 0,5 elevado ao número de erros fosse 0,15. Quantos pontos perderia Bruno?
  • Nessa nova situação você percebe qual a relação entre o número de casas decimais e o expoente?
  • O resultado do cálculo de uma potência sempre será um valor maior que a base?
  • O que aconteceu quando elevamos 0,5 ao quadrado (expoente 2)? E quando elevamos 0,5 ao cubo (expoente 3)?
  • O que acontece com a pontuação caso não ocorram erros ou acertos?

Discussão de Soluções (Slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Observe que quando lidamos com potências em que a base é um número entre zero e um e o expoente é natural, o resultado sempre é menor que a base. Observe que quanto mais erros são cometidos menos dinheiro é subtraído da mesada.
  • Qual a potência quando o expoente é zero? Isso muda para bases maiores que 1 ou menores que 1?
  • Bruno pode ficar com mesada “negativa”?
  • Quais regras você utilizou para que os valores em reais tivessem apenas duas casas decimais? Você fez o arredondamento antes de subtrair os erros dos acertos ou depois?

Link Resolução: https://goo.gl/jHbR1e

Discussão de Soluções (Slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Observe que quando lidamos com potências em que a base é um número entre zero e um e o expoente é natural, o resultado sempre é menor que a base. Observe que quanto mais erros são cometidos menos dinheiro é subtraído da mesada.
  • Qual a potência quando o expoente é zero? Isso muda para bases maiores que 1 ou menores que 1?
  • Bruno pode ficar com mesada “negativa”?
  • Quais regras você utilizou para que os valores em reais tivessem apenas duas casas decimais? Você fez o arredondamento antes de subtrair os erros dos acertos ou depois?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Qual a opinião sobre a aula?
  • O que acharam do conceito aprendido?
  • Qual método que eles preferem para resolver a potência de decimal? Por quê?
  • Quais as dificuldades encontradas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potência de base decimal.

¹ - https://www.tuasaude.com/imc/

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para interpretar a potência de decimais.

Propósito: Compartilhar com a turma os objetivos da aula, incentivando o processo de autonomia.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de decimal.



Conceito-chave

Potenciação de números decimais



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide, escrevendo as operações na lousa e fazendo as perguntas oralmente. Espera-se que os alunos se lembrem de quais são os nomes de cada termo em uma potenciação e saibam reescrever 1,1³ como 1,1 x 1,1 x 1,1.

Alguns alunos podem se lembrar que esse cálculo pode ser feito resolvendo 11 x 11 x 11 = 1331 e em seguida colocando a vírgula após o primeiro 1 (contando 3 ordens da direita para a esquerda, valor equivalente ao total de casas decimais dos fatores da multiplicação).

Para a última operação, usando essa regra, basta fazer 3 x 3 = 9 e lembrar de contar duas casas para colocar a vírgula, chegando em 0,09.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam aplicações financeiras, até desenvolvimentos biológicos ou sociais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Os alunos podem copiar as questões no caderno ou utilizar a atividade impressa (o link está abaixo). Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e deixem que eles explorem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Se notar que a sala toda está parada no mesmo obstáculo, retome a atenção e faça algumas perguntas motivadoras como as que aparecem no guia de intervenção.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise o uso da potência de decimal em uma situação prática, construindo significados para seu uso.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito da potenciação e utilize a calculadora para explorar o conteúdo.

  • Vocês perceberam alguma ligação entre o número de casas decimais e o expoente envolvido em cada operação?
  • E se ao invés do desconto ser de 0,5 elevado ao número de erros fosse 0,15. Quantos pontos perderia Bruno?
  • Nessa nova situação você percebe qual a relação entre o número de casas decimais e o expoente?
  • O resultado do cálculo de uma potência sempre será um valor maior que a base?
  • O que aconteceu quando elevamos 0,5 ao quadrado (expoente 2)? E quando elevamos 0,5 ao cubo (expoente 3)?
  • O que acontece com a pontuação caso não ocorram erros ou acertos?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Os alunos podem copiar as questões no caderno ou utilizar a atividade impressa (o link está abaixo). Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos e deixem que eles explorem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Se notar que a sala toda está parada no mesmo obstáculo, retome a atenção e faça algumas perguntas motivadoras como as que aparecem no guia de intervenção.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise o uso da potência de decimal em uma situação prática, construindo significados para seu uso.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito da potenciação e utilize a calculadora para explorar o conteúdo.

  • Vocês perceberam alguma ligação entre o número de casas decimais e o expoente envolvido em cada operação?
  • E se ao invés do desconto ser de 0,5 elevado ao número de erros fosse 0,15. Quantos pontos perderia Bruno?
  • Nessa nova situação você percebe qual a relação entre o número de casas decimais e o expoente?
  • O resultado do cálculo de uma potência sempre será um valor maior que a base?
  • O que aconteceu quando elevamos 0,5 ao quadrado (expoente 2)? E quando elevamos 0,5 ao cubo (expoente 3)?
  • O que acontece com a pontuação caso não ocorram erros ou acertos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Observe que quando lidamos com potências em que a base é um número entre zero e um e o expoente é natural, o resultado sempre é menor que a base. Observe que quanto mais erros são cometidos menos dinheiro é subtraído da mesada.
  • Qual a potência quando o expoente é zero? Isso muda para bases maiores que 1 ou menores que 1?
  • Bruno pode ficar com mesada “negativa”?
  • Quais regras você utilizou para que os valores em reais tivessem apenas duas casas decimais? Você fez o arredondamento antes de subtrair os erros dos acertos ou depois?

Link Resolução: https://goo.gl/jHbR1e

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Observe que quando lidamos com potências em que a base é um número entre zero e um e o expoente é natural, o resultado sempre é menor que a base. Observe que quanto mais erros são cometidos menos dinheiro é subtraído da mesada.
  • Qual a potência quando o expoente é zero? Isso muda para bases maiores que 1 ou menores que 1?
  • Bruno pode ficar com mesada “negativa”?
  • Quais regras você utilizou para que os valores em reais tivessem apenas duas casas decimais? Você fez o arredondamento antes de subtrair os erros dos acertos ou depois?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Qual a opinião sobre a aula?
  • O que acharam do conceito aprendido?
  • Qual método que eles preferem para resolver a potência de decimal? Por quê?
  • Quais as dificuldades encontradas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potência de base decimal.

¹ - https://www.tuasaude.com/imc/

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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