11413
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Situações em que não há proporcionalidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Variação de grandezas não proporcionais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Franciely Gomes Favero Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_14ALG09

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Você pode encaminhar aos alunos, juntamente com a Atividade principal ou suprimir e focar apenas na Atividade principal.

Atividade principal
O foco da atividade é a observância da existência ou não da proporcionalidade na questão analisada. Imaginamos que os alunos não terão maiores dificuldades nessa análise, mas podem não ter tanta desenvoltura para adaptar a situação para torná-la proporcional (e que também faz parte da questão). Por isso, sugerimos que nas orientações (gravação de áudio ou vídeo via WhatsApp) você esclareça sobre essa questão. Se sua turma não tiver consolidado as aprendizagens do assunto, use também exemplos adaptados do Aquecimento. Encaminhe a versão impressa da atividade para os alunos e mantenha um canal de comunicação aberto para que eles possam tirar possíveis dúvidas. A turma deve encaminhar as respostas da atividade para sua apreciação e posterior discussão. Indique posteriormente a realização das atividades complementares e também do Raio X, determinando um tempo para realização das mesmas.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de proporcionalidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/algebra-5ano/pt-como-identificar-relaes-de-propores/v/analyzing-and-identifying-proportional-relationships-ex3
https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/rational-expressions-equations-and-functions/direct-and-inverse-variation/v/recognizing-direct-and-inverse-variation 

Discussão das soluções
Use uma das plataformas sugeridas abaixo para fazer uma discussão em tempo real, se sua turma dispuser das ferramentas. Se não for possível, use o WhatsApp e grave um áudio ou vídeo com um feedback acerca das respostas encaminhadas pelos alunos, juntamente com as dúvidas e erros apresentados. Você pode também redigir um texto para a turma, usando, inclusive, dicas para resolução de novas questões. Solicite que os alunos realizem as demais atividades propostas neste plano.

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno  https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxx

Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessa atividade e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias
A proporcionalidade é um tema que, mesmo pessoas não letradas, são capazes de discutir, opinar e contextuar com o cotidiano. Pode ser usada a questão da Atividade principal adaptada ou Raio X para ser discutido com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_14ALG09

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas