Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 Minutos.
Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 Minutos.
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que falem um pouco sobre o que entendem de sequência. Você também pode complementar as ideias apresentadas indicando aos alunos o que são os termos de uma sequência, o que é o enésimo termo, tipos de sequência, entre outras ideias. Consulte o material indicado no item materiais complementares para mais informações.
Em seguida, peça que os alunos respondam a atividade. Note que eles podem chegar em respostas diferentes, dependendo de como escolherem interpretar a expressão.
Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discuta com a turma:
- De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
- Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discuta com a turma:
- De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
- Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discuta com a turma:
- De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
- Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discuta com a turma:
- De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
- Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discuta com a turma:
- De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
- Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das sequências com suas expressões algébricas (generalizações).
Propósito: Retomar e reforçar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 Minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Caso os alunos tenham dificuldade em descobrir a regularidade, explicite o quadrado formado e lembre-os do que significa “calcular um quadrado”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula numa situação semelhante à estudada.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar