11393
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Explorando diferentes formas de se expressar algebricamente uma sequência

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA12) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.

Objetivos específicos

Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.


Tempo sugerido: 2 Minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 Minutos.

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que falem um pouco sobre o que entendem de sequência. Você também pode complementar as ideias apresentadas indicando aos alunos o que são os termos de uma sequência, o que é o enésimo termo, tipos de sequência, entre outras ideias. Consulte o material indicado no item materiais complementares para mais informações.

Em seguida, peça que os alunos respondam a atividade. Note que eles podem chegar em respostas diferentes, dependendo de como escolherem interpretar a expressão.

Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das sequências com suas expressões algébricas (generalizações).

Propósito: Retomar e reforçar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 Minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Caso os alunos tenham dificuldade em descobrir a regularidade, explicite o quadrado formado e lembre-os do que significa “calcular um quadrado”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula numa situação semelhante à estudada.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 Minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA12) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.

Objetivos específicos

Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 Minutos.

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que falem um pouco sobre o que entendem de sequência. Você também pode complementar as ideias apresentadas indicando aos alunos o que são os termos de uma sequência, o que é o enésimo termo, tipos de sequência, entre outras ideias. Consulte o material indicado no item materiais complementares para mais informações.

Em seguida, peça que os alunos respondam a atividade. Note que eles podem chegar em respostas diferentes, dependendo de como escolherem interpretar a expressão.

Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 Minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, fazendo anotações e representações de seus raciocínios. Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem a sequência, sua regularidade e maneiras para generalizá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 Minutos (slides de 6 a 11).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Fique atento a buscar diferentes expressões algébricas descobertas pelos alunos para o item C. Se houverem diferentes expressões, pergunte aos alunos se elas são iguais e se representam a mesma coisa, revelando a eles logo depois que representam sim a mesma coisa, desde que sejam equivalentes. Siga então com os diálogos dos personagens nos slides 5 a 11.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discuta com a turma:

  • De que forma a disposição das figuras ajudou na identificação do padrão?
  • Qual o melhor caminho a ser percorrido para encontrar a expressão algébrica que represente a sequência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das sequências com suas expressões algébricas (generalizações).

Propósito: Retomar e reforçar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 Minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Caso os alunos tenham dificuldade em descobrir a regularidade, explicite o quadrado formado e lembre-os do que significa “calcular um quadrado”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula numa situação semelhante à estudada.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano