Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto com os alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, peça para que tentem responder individualmente esta atividade. Caso os alunos não consigam progredir na atividade, sugira que eles tentem na segunda linha subtrair um termo pelo seu anterior e na terceira linha dividir um termo pelo seu anterior. Você pode também escrever no quadro sequências como:
1, 2, 3, 4, 5 … = 1 , 1+1 , 2 + 1 , 3 + 1, 4+1…
De modo que seja possível perceber que há um padrão de crescimento/decrescimento.
Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas de regularidade.
Materiais complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 8)
Orientação: Inicialmente, leia o texto do slide 4 e 5 junto com os alunos. Certifique-se de que eles compreenderam as informações. Em seguida, peça para que tentem resolver a atividade do slide 6. Logo depois, leia novamente junto com os alunos os slides 7 e 8, pedindo então para que tentem resolver o que é pedido no slide 8.solicite que eles resolvam esta atividade. Enquanto os alunos tentam responder, circule pela sala e observe os caminhos trilhados por cada um, se há dúvidas ou dificuldades para iniciar as atividades, fazendo as intervenções necessárias. Para mais detalhes, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os estudantes analisem se uma operação feita com duas expressões algébricas é equivalente a uma terceira expressão dada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que essa figura é um fractal?
- Vocês conhecem outros fractais?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Acesse aqui uma animação feita no Geogebra sobre o “Floco de neve de Koch”
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 8)
Orientação: Inicialmente, leia o texto do slide 4 e 5 junto com os alunos. Certifique-se de que eles compreenderam as informações. Em seguida, peça para que tentem resolver a atividade do slide 6. Logo depois, leia novamente junto com os alunos os slides 7 e 8, pedindo então para que tentem resolver o que é pedido no slide 8.solicite que eles resolvam esta atividade. Enquanto os alunos tentam responder, circule pela sala e observe os caminhos trilhados por cada um, se há dúvidas ou dificuldades para iniciar as atividades, fazendo as intervenções necessárias. Para mais detalhes, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os estudantes analisem se uma operação feita com duas expressões algébricas é equivalente a uma terceira expressão dada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que essa figura é um fractal?
- Vocês conhecem outros fractais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 8)
Orientação: Inicialmente, leia o texto do slide 4 e 5 junto com os alunos. Certifique-se de que eles compreenderam as informações. Em seguida, peça para que tentem resolver a atividade do slide 6. Logo depois, leia novamente junto com os alunos os slides 7 e 8, pedindo então para que tentem resolver o que é pedido no slide 8.solicite que eles resolvam esta atividade. Enquanto os alunos tentam responder, circule pela sala e observe os caminhos trilhados por cada um, se há dúvidas ou dificuldades para iniciar as atividades, fazendo as intervenções necessárias. Para mais detalhes, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os estudantes analisem se uma operação feita com duas expressões algébricas é equivalente a uma terceira expressão dada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que essa figura é um fractal?
- Vocês conhecem outros fractais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 8)
Orientação: Inicialmente, leia o texto do slide 4 e 5 junto com os alunos. Certifique-se de que eles compreenderam as informações. Em seguida, peça para que tentem resolver a atividade do slide 6. Logo depois, leia novamente junto com os alunos os slides 7 e 8, pedindo então para que tentem resolver o que é pedido no slide 8.solicite que eles resolvam esta atividade. Enquanto os alunos tentam responder, circule pela sala e observe os caminhos trilhados por cada um, se há dúvidas ou dificuldades para iniciar as atividades, fazendo as intervenções necessárias. Para mais detalhes, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os estudantes analisem se uma operação feita com duas expressões algébricas é equivalente a uma terceira expressão dada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que essa figura é um fractal?
- Vocês conhecem outros fractais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 8)
Orientação: Inicialmente, leia o texto do slide 4 e 5 junto com os alunos. Certifique-se de que eles compreenderam as informações. Em seguida, peça para que tentem resolver a atividade do slide 6. Logo depois, leia novamente junto com os alunos os slides 7 e 8, pedindo então para que tentem resolver o que é pedido no slide 8.solicite que eles resolvam esta atividade. Enquanto os alunos tentam responder, circule pela sala e observe os caminhos trilhados por cada um, se há dúvidas ou dificuldades para iniciar as atividades, fazendo as intervenções necessárias. Para mais detalhes, consulte o guia de intervenção.
Propósito: Fazer com que os estudantes analisem se uma operação feita com duas expressões algébricas é equivalente a uma terceira expressão dada.
Discuta com a turma:
- Vocês sabiam que essa figura é um fractal?
- Vocês conhecem outros fractais?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Inicialmente, solicite que alguns alunos apresentem as respostas que encontraram para cada caso da tabela e como realizaram seus cálculos. Após apresentarem, pergunte aos demais alunos se eles chegaram às mesmas respostas, ou se encontraram outros resultados, pedindo também que compartilhem com a turma, caso a resposta seja diferente. Caso os alunos apresentem erros, especialmente relacionados à matemática, procure fazer perguntas que os façam pensar sobre como evitá-los e corrigi-los. Você pode apresentar também a resolução do slide 8, explicando aos alunos as operações realizadas.
Logo depois, siga para a discussão da segunda atividade, solicitando que outros alunos apresentem como conseguiram ou não chegar na expressão da Martha partir do produto entre as expressões encontradas pelo Paulo. Você pode também apresentar a resolução do slide 10, para que todos possam ver uma possibilidade se resolução e esclareçam suas dúvidas.
Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Inicialmente, solicite que alguns alunos apresentem as respostas que encontraram para cada caso da tabela e como realizaram seus cálculos. Após apresentarem, pergunte aos demais alunos se eles chegaram às mesmas respostas, ou se encontraram outros resultados, pedindo também que compartilhem com a turma, caso a resposta seja diferente. Caso os alunos apresentem erros, especialmente relacionados à matemática, procure fazer perguntas que os façam pensar sobre como evitá-los e corrigi-los. Você pode apresentar também a resolução do slide 8, explicando aos alunos as operações realizadas.
Logo depois, siga para a discussão da segunda atividade, solicitando que outros alunos apresentem como conseguiram ou não chegar na expressão da Martha partir do produto entre as expressões encontradas pelo Paulo. Você pode também apresentar a resolução do slide 10, para que todos possam ver uma possibilidade se resolução e esclareçam suas dúvidas.
Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a ideia de que é possível chegar em uma expressão algébrica a partir do produto entre outras, que será equivalente à ela.
Propósito: Sintetizar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça para que os alunos respondam individualmente esta atividade. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução utilizadas e também se ainda há dúvidas ou se alguém não consegue iniciar a atividade. Faça as intervenções que forem necessárias, mas sem impedir que o aluno tente por conta própria encontrar uma resposta. Você pode acessar logo abaixo algumas atividades complementares que poderão contribuir ainda mais na aprendizagem dos alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em uma atividade.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar