11387
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Tabela simples e de dupla entrada

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF03MA27) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.

Conceito-chave

Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma e faça alguns questionamentos para que os alunos reflitam sobre o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem me dizer o que é uma tabela?
  • Quantos tipos de tabela você conhece?
  • Para que servem as tabelas?
  • Onde nós encontramos tabelas no nosso dia a dia?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U para proporcionar uma discussão coletiva com os alunos. Posteriormente, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Converse com os alunos sobre sentimentos e o que podemos fazer para nos sentir melhor quando não estamos muito bem.

Professor é importante que os alunos entendam que todos nós temos sentimentos variados e que muitas vezes não é possível evitá-los mas que podemos ter algumas ações para nos sentir melhor, como: chorar, brincar, estar com amigos, dançar, cantar, etc.

Faça uma lista com as crianças na lousa das situações que fazem eles ficarem felizes e das que fazem eles ficarem tristes, porém registre de maneira que os dados fiquem desorganizados e questione sobre como podemos organizar esses dados para que fiquem mais claros, para facilitar o entendimento.

Propósito: Estimular a formulação de pesquisas e suas representações.

Discuta com a turma:

  • Todos sentem a mesma coisa e ao mesmo tempo?
  • É possível uma situação te deixar feliz e triste também?
  • Quando temos dados retirados de uma pesquisa , como podemos organizá-los?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Diga a eles que a tabela de dupla entrada serve para separar os dados que inicialmente foram dispostos em uma mesma célula e que agora precisam ser separados, por se tratar de separar os dados dos meninos dos dados das meninas.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito:Utilizar linguagem própria para informar conhecimentos adquiridos.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha visto uma tabela de dupla entrada antes dessa?
  • Quais são os elementos da tabela?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma e faça alguns questionamentos para que os alunos reflitam sobre o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem me dizer o que é uma tabela?
  • Quantos tipos de tabela você conhece?
  • Para que servem as tabelas?
  • Onde nós encontramos tabelas no nosso dia a dia?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Gisele Alves dos Santos

    Mentor: Edicleia Xavier da Costa

    Especialista de área: Rita Batista

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA26 EF03MA27) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

    Objetivos específicos

    Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.

    Conceito-chave

    Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.

    Recursos necessários

    • retroprojetor ou projetor multimídia;
    • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
    • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
    • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U para proporcionar uma discussão coletiva com os alunos. Posteriormente, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Converse com os alunos sobre sentimentos e o que podemos fazer para nos sentir melhor quando não estamos muito bem.

Professor é importante que os alunos entendam que todos nós temos sentimentos variados e que muitas vezes não é possível evitá-los mas que podemos ter algumas ações para nos sentir melhor, como: chorar, brincar, estar com amigos, dançar, cantar, etc.

Faça uma lista com as crianças na lousa das situações que fazem eles ficarem felizes e das que fazem eles ficarem tristes, porém registre de maneira que os dados fiquem desorganizados e questione sobre como podemos organizar esses dados para que fiquem mais claros, para facilitar o entendimento.

Propósito: Estimular a formulação de pesquisas e suas representações.

Discuta com a turma:

  • Todos sentem a mesma coisa e ao mesmo tempo?
  • É possível uma situação te deixar feliz e triste também?
  • Quando temos dados retirados de uma pesquisa , como podemos organizá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.

Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.

Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.

Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.

Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.

Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a este resultado?
  • Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
  • Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
  • Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?

Materiais complementares:

Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:

Interpretando enunciados em situações problema

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Diga a eles que a tabela de dupla entrada serve para separar os dados que inicialmente foram dispostos em uma mesma célula e que agora precisam ser separados, por se tratar de separar os dados dos meninos dos dados das meninas.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito:Utilizar linguagem própria para informar conhecimentos adquiridos.

Discuta com a turma:

  • Você já tinha visto uma tabela de dupla entrada antes dessa?
  • Quais são os elementos da tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano