Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF03MA27) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Comparar dados em tabelas simples e tabelas de dupla entrada comunicando suas impressões com argumentação própria.
Conceito-chave
Comparar tabela simples com tabelas de dupla entrada.
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma e faça alguns questionamentos para que os alunos reflitam sobre o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem me dizer o que é uma tabela?
- Quantos tipos de tabela você conhece?
- Para que servem as tabelas?
- Onde nós encontramos tabelas no nosso dia a dia?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U para proporcionar uma discussão coletiva com os alunos. Posteriormente, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.
Converse com os alunos sobre sentimentos e o que podemos fazer para nos sentir melhor quando não estamos muito bem.
Professor é importante que os alunos entendam que todos nós temos sentimentos variados e que muitas vezes não é possível evitá-los mas que podemos ter algumas ações para nos sentir melhor, como: chorar, brincar, estar com amigos, dançar, cantar, etc.
Faça uma lista com as crianças na lousa das situações que fazem eles ficarem felizes e das que fazem eles ficarem tristes, porém registre de maneira que os dados fiquem desorganizados e questione sobre como podemos organizar esses dados para que fiquem mais claros, para facilitar o entendimento.
Propósito: Estimular a formulação de pesquisas e suas representações.
Discuta com a turma:
- Todos sentem a mesma coisa e ao mesmo tempo?
- É possível uma situação te deixar feliz e triste também?
- Quando temos dados retirados de uma pesquisa , como podemos organizá-los?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.
Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.
Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.
Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.
Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.
Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Como você chegou a este resultado?
- Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
- Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
- Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:
Interpretando enunciados em situações problema
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.
Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.
Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.
Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.
Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.
Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Como você chegou a este resultado?
- Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
- Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
- Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?
Materiais complementares:
Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:
Interpretando enunciados em situações problema
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Peça aos alunos para que organizem-se em duplas para a realização desta atividade.
Oriente os alunos a analisarem a tabela observado a quantidade de linhas, de colunas, de células, quais informações elas trazem, etc.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Professor faça os questionamentos e peça para que os alunos resolvam individualmente e somente depois de seu comando que socializem com as duplas. Determine um tempo para que os alunos resolvam os questionamentos.
Professor enquanto isso circule por entre os alunos e faça questionamentos para que possam refletir sobre sua aprendizagem.
Peça então para que os alunos socializem com a dupla como chegaram aquela resposta e caso haja na dupla respostas diferenciadas o porquê acredita que o caminho que percorreu está adequado.
Professor observe como os alunos estão pensando e caso haja alguma criança que tenha errado , questione o aluno para que ele explique a você como chegou àquele resultado. Caso ele não consiga realizar a propostas encoraje-o e faça questionamentos sem dar-lhe a resposta para que ele reflita sobre o caminho que deve percorrer para conseguir realizar a atividade.
Propósito: Comparar dados em tabelas simples e de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Como você chegou a este resultado?
- Qual caminho você percorreu até chegar aqui?
- Por onde você começou? Porque começou por este ponto?
- Muito bem! Olha o quanto você já percorreu! O que te impede de prosseguir a partir deste ponto que você parou?
Materiais complementares:
Professor seguem abaixo links com sugestões de leitura:
Interpretando enunciados em situações problema
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.
Diga a eles que a tabela de dupla entrada serve para separar os dados que inicialmente foram dispostos em uma mesma célula e que agora precisam ser separados, por se tratar de separar os dados dos meninos dos dados das meninas.
Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Propósito:Utilizar linguagem própria para informar conhecimentos adquiridos.
Discuta com a turma:
- Você já tinha visto uma tabela de dupla entrada antes dessa?
- Quais são os elementos da tabela?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10 e 11).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela? Quantas são os meninos de cada numeração? Quantas são as meninas?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Materiais complementares: