11315
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - ”Troque Valores por Flores”

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Leitura para interpretar situações simples.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realizar a leitura do texto acima, buscando refletir sobre as experiências cotidianas de uso de dinheiro.

Propósito: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que é o dinheiro e como é utilizado.

Discuta com a turma:

  • O que é importante saber na hora de juntar cédulas e moedas?
  • Como você conta as cédulas?
  • Como você conta as moedas?
  • Dinheiro é importante em que situações?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Esta atividade é realizada em duplas, sendo duas por jogo, uma contra a outra.

Esteja atento a escolha das duplas, visando o esforço colaborativo entre os alunos. É importante ter um leitor entre as duplas, pois teremos situações escritas para leitura e interpretação.

Propósito: O objetivo desta atividade [e o de vivenciar situações de troca, utilizando conhecimentos sobre a representação de valores utilizando cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional.

Discuta com a turma:

  • Vamos trocar valores por flores?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Atividade Principal - Tabuleiro

Guia de intervenção

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Socialize as ideias das duplas pedindo que cada dupla vá à frente da sala. Solicite que façam a apresentação da trilha e das representações utilizadas para a resolução das situações problemas. É importante que, a cada apresentação dos alunos, questões produtivas que evidenciem o percurso e as estratégias utilizadas sejam expostos.

Discuta com a turma:

  • Como foi participar do jogo?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais as maiores dificuldades encontradas para resolver as questões do jogo?
  • Quando o dinheiro é importante em nosso cotidiano?
  • Voce trocaria valores por flores?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia, de acordo com nossas necessidades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Leitura para interpretar situações simples.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realizar a leitura do texto acima, buscando refletir sobre as experiências cotidianas de uso de dinheiro.

Propósito: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que é o dinheiro e como é utilizado.

Discuta com a turma:

  • O que é importante saber na hora de juntar cédulas e moedas?
  • Como você conta as cédulas?
  • Como você conta as moedas?
  • Dinheiro é importante em que situações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Esta atividade é realizada em duplas, sendo duas por jogo, uma contra a outra.

Esteja atento a escolha das duplas, visando o esforço colaborativo entre os alunos. É importante ter um leitor entre as duplas, pois teremos situações escritas para leitura e interpretação.

Propósito: O objetivo desta atividade [e o de vivenciar situações de troca, utilizando conhecimentos sobre a representação de valores utilizando cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional.

Discuta com a turma:

  • Vamos trocar valores por flores?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Atividade Principal - Tabuleiro

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Socialize as ideias das duplas pedindo que cada dupla vá à frente da sala. Solicite que façam a apresentação da trilha e das representações utilizadas para a resolução das situações problemas. É importante que, a cada apresentação dos alunos, questões produtivas que evidenciem o percurso e as estratégias utilizadas sejam expostos.

Discuta com a turma:

  • Como foi participar do jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais as maiores dificuldades encontradas para resolver as questões do jogo?
  • Quando o dinheiro é importante em nosso cotidiano?
  • Voce trocaria valores por flores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia, de acordo com nossas necessidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano