11273
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - E o cofrinho? Qual a probabilidade de retirar 1,25?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre cálculo de probabilidade de eventos dependentes ou independentes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cicero Inacio dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_21PES03)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, relembre o que significa UNIÃO de conjuntos e entrelace a ideia de conjuntos aos eventos. Reforce que, quando unimos dois conjuntos, o número total é a soma dos seus elementos. Mas se os conjuntos de eventos tiverem elementos repetidos esses deverão ser subtraídos por terem sido contados dobrados.
Contudo, para essa aula, seu foco está nos conjuntos de eventos que não possuem interseção de elementos, como os valores das moedas da atividade principal.
Para você e seus alunos e alunas deve estar claro a diferença entre a dependência de eventos e número de elementos de cada evento.

Atividade principal com sistematização
Ofereça a atividade principal relembrando como se calculam probabilidades condicionais, ou seja, com eventos dependentes. Incentive uma pesquisa sobre o que seria uma árvore de possibilidades para auxiliar no desenvolvimento da resposta. Determine um tempo verifique as respostas.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções não deixe de reforçar o fato de que são duas probabilidades dependentes acontecendo e que elas devem ser somadas como uma união de acontecimentos. Ou seja, há mais de uma possibilidade do evento acontecer e gera probabilidade em cada um deles.
- Ainda não esqueça da dica de usar a resposta em forma de porcentagem. Informe como fez ou peça para pesquisar o motivo desse uso.

Raio X
Esse Raio X pode ser feito como um convite a uma experimentação convidando familiares.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nas experimentações sobre probabilidades e aplicar esse pensamento em jogos e brincadeiras caseiras.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_21PES03

(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas