Plano de Aula

Plano de aula: Probabilidade de eventos dependentes e independentes nas Olimpíadas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade em experimentos aleatórios

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

HABILIDADE DA BNCC: EF09MA19 -

Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência nos dois casos.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

Noção de eventos complementares.

Noção de eventos simultâneos.

Noção do conceito de eventos dependentes e independentes;

Noção intuitiva de probabilidades;

Noção do conceito de espaço amostral;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Firmar o conceito de eventos dependentes ou independentes, por meio de situação problema envolvendo uma situação real.

Trabalhar com habilidades algébricas na utilização da fórmula.

CONCEITO CHAVE:

Calcular a probabilidade de eventos independentes ou dependentes.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Lousa, giz.

Habilidades BNCC:

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia, projete ou escreva na lousa.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Discuta com a turma: