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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de reflexão

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas.

Conceito-chave

Simetria

Recursos necessários

-Lousa

-Papel A4

-Régua


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo da aula aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor retoma os conceitos de eixo de simetria interno e externo. Em seguida, o professor desenha ou projeta os polígonos na lousa e pede para que os alunos identifiquem eixos de simetria nos polígonos.

Propósito: Retomar a ideia de eixo de simetria: os eixos de simetria dividem as figuras em duas partes simétricas, isto é, como se fosse o objeto e sua imagem refletida no espelho. Relembrar que duas figuras são simétricas em relação a uma reta, quando todos os seus pontos se encontram à mesma distância da reta ou eixo de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.

Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.

Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.

Propósito: Criar figuras simétricas e compreender a simetria de reflexão.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 (opção: Simetrias) clique aqui

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.

Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.

Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.

Propósito: Estimular a percepção visual, compreender a simetria de reflexão, identificar e criar figuras simétricas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se, que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula, comentando a ideia de figuras simétricas.

Propósito: Resumir objetivamente o conceito de figuras simétricas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos desenhe uma figura simétrica à figura dada, usando a malha quadriculada.

Propósito: Fixar o aprendizado sobre construção de figuras simétricas.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo da aula aos alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas.

Conceito-chave

Simetria

Recursos necessários

-Lousa

-Papel A4

-Régua

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor retoma os conceitos de eixo de simetria interno e externo. Em seguida, o professor desenha ou projeta os polígonos na lousa e pede para que os alunos identifiquem eixos de simetria nos polígonos.

Propósito: Retomar a ideia de eixo de simetria: os eixos de simetria dividem as figuras em duas partes simétricas, isto é, como se fosse o objeto e sua imagem refletida no espelho. Relembrar que duas figuras são simétricas em relação a uma reta, quando todos os seus pontos se encontram à mesma distância da reta ou eixo de simetria.

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.

Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.

Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.

Propósito: Criar figuras simétricas e compreender a simetria de reflexão.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para acessar material complementar 1 clique aqui

Para acessar material complementar 2 (opção: Simetrias) clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.

Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.

Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.

Propósito: Estimular a percepção visual, compreender a simetria de reflexão, identificar e criar figuras simétricas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se, que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.

O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.

Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.

A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.

Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.

Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.

Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula, comentando a ideia de figuras simétricas.

Propósito: Resumir objetivamente o conceito de figuras simétricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor sugere que os alunos desenhe uma figura simétrica à figura dada, usando a malha quadriculada.

Propósito: Fixar o aprendizado sobre construção de figuras simétricas.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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