11194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Em busca do termo desconhecido II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre termo desconhecido

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Weslley Kleber de Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Weslley Kleber de Oliveira

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

  • Praticar e ampliar o conhecimento sobre o termo desconhecido em uma operação matemática.

Conceito-chave

  • Termo desconhecido.

Recursos necessários

  • Atividades  do plano para impressão.
  • Projetor de imagens.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de expressar estas sentenças. Peça também que os estudantes pensem e digam qual é o maior desafio que eles têm na hora de resolver um problema. Será que é na Interpretação do termo desconhecido? Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas e levá-los a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de resolver um problema?
  • Só existe uma forma de resolver problemas?
  • Dá para resolver um mesmo problema de formas diferentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos e possam compartilhar os mesmos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Weslley Kleber de Oliveira

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

  • Praticar e ampliar o conhecimento sobre o termo desconhecido em uma operação matemática.

Conceito-chave

  • Termo desconhecido.

Recursos necessários

  • Atividades  do plano para impressão.
  • Projetor de imagens.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de expressar estas sentenças. Peça também que os estudantes pensem e digam qual é o maior desafio que eles têm na hora de resolver um problema. Será que é na Interpretação do termo desconhecido? Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas e levá-los a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de resolver um problema?
  • Só existe uma forma de resolver problemas?
  • Dá para resolver um mesmo problema de formas diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos e possam compartilhar os mesmos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).

Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano