11185
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Aprendendo com cartas de baralho

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03PES05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Cartas de baralho

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet


Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Retomada
Nessa atividade os alunos vão jogar o jogo 25. Para este jogo os alunos precisam de um baralho que deve ser requisitado previamente. Caso eles não consigam providenciar um baralho, eles podem recortar os papéis e desenhar as cartas. No dia marcado para o jogo, todos devem ter o material a mão. O jogo também será jogado em grupos de 4 a 6 alunos, então os grupos podem ser formados antecipadamente via WhatsApp ou Zoom. O professor deve fazer parte de todos os grupos para que possa verificar se o jogo está acontecendo e como está acontecendo. Os alunos podem jogar via chamada online do WhatsApp por vídeo. As regras do jogo podem ser disponibilizadas, de preferência por vídeo, dessa forma você pode inclusive dar exemplos de como jogar e aplicar as regras. Como o jogo será à distância, as regras devem ficar bastante claras, então certifique-se de que todos compreenderam o jogo antes de começar a jogar. Disponibilize também a tabela com a pontuação das cartas.

Atividade principal
A atividade principal vai retomar o jogo e trabalhar com as noções de probabilidade apresentando duas situações. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação problema narrada, como se fosse uma história. Caso seja assíncrona ou por WhatsApp, você pode gravar um vídeo contando a situação em forma de história. Peça que os alunos anotem os aspectos principais das situações no caderno.
Escreva as questões para que os alunos as discutam de forma escrita ou por áudio.
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Depois, peça que os alunos escrevam o cardápio que montaram para o lanche. Você pode ir anotando em uma tabela conforme os alunos vão colocando por escrito e, depois, compartilhar com toda a turma.

Discussão das soluções
Compartilhe os painéis de solução com os alunos por WhatsApp. Proporcione um momento de discussão. Os alunos podem comparar as estratégias mostradas no painel com as que produziram. Seria interessante que eles gravassem vídeos comparando suas estratégias e as estratégias do painel de soluções e enviassem para o WhatsApp.

Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Peça que os alunos compartilhem através de depoimentos escritos, áudios ou vídeos o que aprenderam com a atividade.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão ou correção da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Os alunos podem convidar sua família para jogar o Jogo 25. Eles podem explicar as regras para seus familiares e, inclusive, discutir as probabilidades como fizeram com a turma.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_23PES05

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas