11175
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Trabalhando equivalência na divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre equivalência e divisão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_11ALG05 - slide com erro

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Calculadora

Para este plano, foque na etapa Retomada

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa aos alunos. Sugerimos que a imagem do slide seja disponibilizada, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Você pode sugerir que os alunos realizem as operações utilizando uma calculadora (pode ser do celular).

Atividade principal
Professor(a), envie os problemas propostos para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.

Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto.

Raio X
Professor(a), você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um aúdio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre operações equivalentes. Proponha que os estudantes investiguem se em nosso cotidiano realizamos “equivalências”, como o de reduzir a metade as medidas de ingredientes em uma determinada receita. Se colocarmos a metade da quantidade de um ingrediente, o que devemos fazer com a quantidade dos demais? Por quê?

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_11ALG05

(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas