Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.
Conceito-chave
Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Cédulas e moedas sem valor monetário.
- Quadro numérico da centena.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
- Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Iniciar a aula tendo vários todos os modelos de cédulas que compõem o Sistema Monetário Nacional. A ideia é que durante o aquecimento, as notas sejam mostradas após o levantamento dos conhecimentos dos alunos, e que sejam organizadas em ordem crescente. Podem registrar no caderno, na sequência.
Propósito: Levantar conhecimentos prévios dos alunos e descrever como são as cédulas em seus detalhes e valores.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem as cédulas que fazem parte do nosso Sistema Monetário Brasileiro?
- Em que situações vocês a utilizam?
- Elas podem ser utilizadas de que forma? Ex.: Sozinhas, combinadas entre elas, com moedas etc.
- Quais semelhanças e diferenças? (Instigar a participação dos alunos com o objetivo de que eles realizem esses apontamentos. O foco aqui é que eles possam refletir que as cédulas representam valores diferentes, e que, quando combinadas entre si ou com mais moedas, podem representar outros valores maiores).
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Alunos divididos em duplas, uma dupla contra a outra, objetivando criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo. Cada um deverá observar as cédulas presentes nas cartas e os nomes dos valores representados e tentar encontrar o par, de mesmo valor, mas com representações diferente: cédulas e moedas. Leia as regras com os alunos. Garanta que todos tenham entendido regras e procedimentos. Auxilie na organização e acompanhe os primeiros passos. Garanta também papéis de rascunhos para cada dupla, caso algum aluno queira realizar alguma estratégia para contagem. Faça o download das cartas do jogo no documento de Resolução da atividade principal.
Propósito: Conhecer as cédulas do Sistema Monetário Nacional e refletir sobre algumas possibilidades de representação de valores.
Materiais complementares
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade mostrando as cartas com os nomes das representações. Para cada carta peça aos alunos, pode ser por dupla, qual é a carta par. Faz-se importante refletir com os alunos que nesta atividade estamos conhecendo as cédulas e seus valores, mas que outras representações poderão ser feitas com cédulas e moedas combinadas.
Propósito: Apresentar coletivamente quais os pares possíveis para cada carta do jogo De par em par.
Discuta com a turma:
- Qual a maior dificuldade encontrada para formar os pares?
- Houve empate na contagem dos pares ao final do jogo?
- Você pensou em outra representação possível durante o jogo para determinada carta? Qual a representação e qual a carta? (garanta pelo menos um exemplo)
- O bloquinho de anotações foi utilizado? De que forma? (Garanta pelo menos um exemplo.)
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome as ideias da aula elencando os principais pontos de forma breve e pontual.
Discuta com a turma:
- Quais as cédulas de maior valor?
- Quais as cédulas de menor valor?
- Para representar valores podemos utilizar cédulas combinadas?
- Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?
Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos representem, com desenhos ou com o dinheiro impresso.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os tipos de cédulas e os diferentes valores que representam em situações de nosso dia a dia.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, refletindo sobre as cédulas que Roberta possui e os itens de sua lista. Oriente que os alunos deverão relacionar os valores com cédulas aos valores dos produtos. Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos reconhecem as cédulas e os valores que representam.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem os produtos que Roberta quer comprar?
- Como fará para saber qual valor representa o mesmo em cédulas e números?
Materiais complementares
Raio X