11103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Multiplicação e Divisão de Fração - Ampliação

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Multiplicação e divisão de frações.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.

Objetivos específicos

Ampliar o conceito, resolver situações problemas envolvendo a multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de frações.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Tempo sugerido:
2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar a multiplicação e divisão de frações.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Peça para que os alunos utilizem papel e lápis a fim de verificar os cálculos acima. Ressalte para a turma como é importante que eles relembrem este conteúdo para a realização das atividades que estão a seguir.

Discuta com a turma: Questione a turma se eles se recordam de como se calcula a multiplicação e a divisão de frações, e qual é a diferença entre estas operações.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.

Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.

Para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.

Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Encerrar a aula fazendo uma avaliação da aula e um resumo do que foi estudado.

Orientação: Encerre a aula conversando com os alunos e fazendo um resumo e um levantamento sobre o que aprenderam e o que acharam da aula, levantando outras situações onde há o uso de frações, como em receitas culinárias por exemplo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você achou da aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Faça uma análise do resultado da turma e avalie se o objetivo de aprendizagem da aula foi alcançado.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de respostas.

Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.

Link para impressão :https://goo.gl/UBqFiy

Link resolução: https://goo.gl/R4pPF8

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano


Tempo sugerido:
2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.

Objetivos específicos

Ampliar o conceito, resolver situações problemas envolvendo a multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de frações.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar a multiplicação e divisão de frações.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Peça para que os alunos utilizem papel e lápis a fim de verificar os cálculos acima. Ressalte para a turma como é importante que eles relembrem este conteúdo para a realização das atividades que estão a seguir.

Discuta com a turma: Questione a turma se eles se recordam de como se calcula a multiplicação e a divisão de frações, e qual é a diferença entre estas operações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.

Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.

Para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)

Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.

Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:

  • Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
  • Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
  • Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Encerrar a aula fazendo uma avaliação da aula e um resumo do que foi estudado.

Orientação: Encerre a aula conversando com os alunos e fazendo um resumo e um levantamento sobre o que aprenderam e o que acharam da aula, levantando outras situações onde há o uso de frações, como em receitas culinárias por exemplo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?
  • O que você achou da aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Faça uma análise do resultado da turma e avalie se o objetivo de aprendizagem da aula foi alcançado.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de respostas.

Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.

Link para impressão :https://goo.gl/UBqFiy

Link resolução: https://goo.gl/R4pPF8

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano