11068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A regularidade num poço dos desejos

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_07ALG01

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sequências recursivas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de objetos.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

  • Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto ou lápis de cor
  • Atividades impressas





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Discuta com a turma:

  • De que maneira o aquário aumentava a quantidade de peixes?
  • É possível dizer quantos peixes tem no aquário depois dos três dias?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos, bolinhas e livros que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia? E de bolinhas para o 5º dia?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de bolinhas que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de bolinhas para o 5º dia?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de livros que concede?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos para manter a sequência?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de objetos.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

  • Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto ou lápis de cor
  • Atividades impressas




Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Discuta com a turma:

  • De que maneira o aquário aumentava a quantidade de peixes?
  • É possível dizer quantos peixes tem no aquário depois dos três dias?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos, bolinhas e livros que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia? E de bolinhas para o 5º dia?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de bolinhas que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de bolinhas para o 5º dia?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de livros que concede?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos para manter a sequência?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de objetos.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

  • Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto ou lápis de cor
  • Atividades impressas





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes