11068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A regularidade num poço dos desejos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sequências recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de objetos.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

  • Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto ou lápis de cor
  • Atividades impressas





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Discuta com a turma:

  • De que maneira o aquário aumentava a quantidade de peixes?
  • É possível dizer quantos peixes tem no aquário depois dos três dias?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos, bolinhas e livros que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia? E de bolinhas para o 5º dia?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de bolinhas que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de bolinhas para o 5º dia?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de livros que concede?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos para manter a sequência?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim



Habilidade da BNCC

(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência de objetos.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

  • Sequências recursivas

Recursos necessários

  • Lápis preto ou lápis de cor
  • Atividades impressas




Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.

Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.

Discuta com a turma:

  • De que maneira o aquário aumentava a quantidade de peixes?
  • É possível dizer quantos peixes tem no aquário depois dos três dias?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos, bolinhas e livros que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia? E de bolinhas para o 5º dia?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de bolinhas que concede?
  • Como é possível então saber a quantidade de bolinhas para o 5º dia?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)

Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.

Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.

Discuta com a turma:

  • O que é possível perceber de um dia para o outro?
  • De que maneira o poço aumenta a quantidade de livros que concede?
  • Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
  • Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos para manter a sequência?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano