11067
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Trabalhando equivalência na multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar e resolver situações-problema de multiplicação com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência na multiplicação .
  • Identificar e resolver situações-problema de multiplicação  com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.

Conceito-chave

Equivalência, multiplicação.

Recursos necessários

- Atividades impressas em folhas;

- Datashow ( opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Revise com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Retomar o conteúdo estudado em aulas anteriores, que duas multiplicações são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Você consegue dar outro exemplo de multiplicações equivalentes?
  • O resultado das multiplicações ficaram diferentes após você multiplicá-las por 4 ?
  • E se multiplicassem por 8, o que aconteceria? O resultado iria permanecer o mesmo nas duas operações?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
  • Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Após, dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
  • Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre sua aula retomando o que foi estudado durante a aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

(EFO5MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência na multiplicação .
  • Identificar e resolver situações-problema de multiplicação  com estratégias de cálculo mental ou algoritmo.

Conceito-chave

Equivalência, multiplicação.

Recursos necessários

- Atividades impressas em folhas;

- Datashow ( opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Revise com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Retomar o conteúdo estudado em aulas anteriores, que duas multiplicações são equivalentes quando possuem o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Você consegue dar outro exemplo de multiplicações equivalentes?
  • O resultado das multiplicações ficaram diferentes após você multiplicá-las por 4 ?
  • E se multiplicassem por 8, o que aconteceria? O resultado iria permanecer o mesmo nas duas operações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
  • Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Divida a turma em duplas, entregue a atividade e peça que resolvam. Após, dê um tempo para que discutam entre si suas estratégias de resolução, em seguida peça que compartilhem com os colegas.

Propósito : Resolver uma situação-problema que mostra a multiplicação como equivalência.

Discuta com a turma:

  • Sabemos quantas barras de chocolate há em cada caixa compradas por Marcos? E nas caixas de Dani?
  • Será que compraram a mesma quantidade de caixas de chocolates?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 10)

Orientação: Apresente aos alunos os questionamentos da situação-problema. Pergunte se temos todos os dados para resolver estes questionamentos. O que se deve fazer para solucioná-lo? Após os alunos analisarem e exporem suas estratégias de resolução, apresente uma possibilidade para resolvê-la, mas não se esqueça de respeitar a estratégia utilizada pelo aluno e se por acaso o aluno cometeu algum engano aproveite o erro para adotá-lo como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Propósito: Apresentar uma possibilidade de resolução para a situação- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre sua aula retomando o que foi estudado durante a aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: A atividade deverá ser realizada individualmente. Após a resolução, faça correção com a turma relembrando o que foi estudado em aula.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam o conhecimento adquirido em aula para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se, ainda este ano, mais uma doceria resolver participar do evento, só que possui somente caixas que armazenam 4 doces, quantas caixas serão necessárias para comportar todos os doces?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano