11033
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Proporções na cozinha

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Franciely Gomes Favero Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA10) - Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA11) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Objetivos específicos

Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.

Conceito-chave

Variação de grandezas diretamente proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que fazer com as quantidades dos ingredientes de uma receita para produzir o seu dobro. Pergunte também sobre o que deve ocorrer com as quantidades dos ingredientes de uma receita se só tivermos a metade de um deles. Ouça as respostas e peça que tentem explicar como se deve aumentar ou diminuir uma receita sem alterar o seu sabor.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que as quantidades dos ingredientes de uma receita devem aumentar ou diminuir proporcionalmente.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de um dos ingredientes da receita, o que deve ocorrer com os demais? E diminuindo a quantidade de um dos ingredientes?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades dos ingredientes para não alterar o sabor da receita?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a proporcionalidade presente na mistura. Sistematize o conceito de grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Sistematizar o conceito de grandezas diretamente proporcionais.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque com os estudantes a proporcionalidade presente nas receitas. Reforce que as quantidades dos ingredientes representam grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de suco concentrado e água para manter o sabor final do suco?
  • As quantidades de suco concentrado e água são grandezas de que tipo?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA10) - Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA11) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Objetivos específicos

Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.

Conceito-chave

Variação de grandezas diretamente proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que fazer com as quantidades dos ingredientes de uma receita para produzir o seu dobro. Pergunte também sobre o que deve ocorrer com as quantidades dos ingredientes de uma receita se só tivermos a metade de um deles. Ouça as respostas e peça que tentem explicar como se deve aumentar ou diminuir uma receita sem alterar o seu sabor.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que as quantidades dos ingredientes de uma receita devem aumentar ou diminuir proporcionalmente.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de um dos ingredientes da receita, o que deve ocorrer com os demais? E diminuindo a quantidade de um dos ingredientes?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades dos ingredientes para não alterar o sabor da receita?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.

Discuta com a turma:

  • Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a proporcionalidade presente na mistura. Sistematize o conceito de grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Sistematizar o conceito de grandezas diretamente proporcionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque com os estudantes a proporcionalidade presente nas receitas. Reforce que as quantidades dos ingredientes representam grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade direta.

Discuta com a turma:

  • Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de suco concentrado e água para manter o sabor final do suco?
  • As quantidades de suco concentrado e água são grandezas de que tipo?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano