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Plano de aula - Desafio das Medidas III

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre compreender ideias de medidas de massa com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de massa com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

massa - unidade

Recursos necessários

Folha impressa;

slides;

balança imagens ou o próprio objeto;

Objetos variados para calcular “massas”  

balança de banheiro

folha de papel 40kg        

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noção de unidade de massa não padronizada ;noção de pesado e leve.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das gramas ou colheres e permita que troquem suas possibilidades.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de preparar algo com uma medida em gramas ou equivalência.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pesar algo se não possuirmos um instrumento para medir?
  • Qual das formas de preparar o leite está correta?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.

Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.

Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
  • Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
  • Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.

Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.

Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
  • Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
  • Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a massa de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a massa e as nomenclaturas da situação problema (gramas, quilos e toneladas). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter a massa exata de algo usando instrumentos não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Como podemos saber o peso em toneladas dos animais?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de massa com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

massa - unidade

Recursos necessários

Folha impressa;

slides;

balança imagens ou o próprio objeto;

Objetos variados para calcular “massas”  

balança de banheiro

folha de papel 40kg        

Conhecimentos que a turma deve dominar

Noção de unidade de massa não padronizada ;noção de pesado e leve.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das gramas ou colheres e permita que troquem suas possibilidades.

Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de preparar algo com uma medida em gramas ou equivalência.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pesar algo se não possuirmos um instrumento para medir?
  • Qual das formas de preparar o leite está correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.

Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.

Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
  • Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
  • Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.

Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.

Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
  • Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
  • Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.

Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.

Discuta com a turma:

  • O que pode ajudar a resolver esse problema?
  • A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
  • Que nome damos à massa de uma pessoa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a massa de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a massa e as nomenclaturas da situação problema (gramas, quilos e toneladas). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Podemos ter a massa exata de algo usando instrumentos não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Como podemos saber o peso em toneladas dos animais?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

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