Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Co-autor: Renata Ariane Capovilla
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA16)Reconhecer e relacionar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.
Objetivos específicos
Compreender ideias de medidas de massa com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.
Conceito-chave
massa - unidade
Recursos necessários
Folha impressa;
slides;
balança imagens ou o próprio objeto;
Objetos variados para calcular “massas”
balança de banheiro
folha de papel 40kg
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noção de unidade de massa não padronizada ;noção de pesado e leve.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização das gramas ou colheres e permita que troquem suas possibilidades.
Propósito: Refletir sobre a melhor maneira de preparar algo com uma medida em gramas ou equivalência.
Discuta com a turma:
- Como podemos pesar algo se não possuirmos um instrumento para medir?
- Qual das formas de preparar o leite está correta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.
Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.
Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.
Discuta com a turma:
- Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
- Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
- Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Nesse momento, leia a situação problema, e peça para que, em duplas, elaborem uma hipótese de como podemos afirmar a situação. Ande entre os alunos, ouça suas discussões, proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam caminhar nas descobertas. Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. É importante que observem que nem todos os instrumentos de medir servem para os mesmos fins. Temos instrumentos de medir massa (como balanças), de medir capacidade (litros) e de medir medidas (régua, trenas etc). Para todos os instrumentos padronizados há também os não padronizados, que podem ser utilizados da mesma forma, todavia, as medidas reais são apoiadas em um instrumento padrão.
Para este caso, na retomada por exemplo, o uso de duas colheres ou 15 gramas de produto não altera o final, pois ambos terão a quantidade igual. As colheres foram colocadas na lata pois foram feitas as medições adequadas na indústria, tornando essa medida equivalente.
Propósito: Elaborar hipóteses sobre o uso de instrumentos para saber a massa de algo.
Discuta com a turma:
- Como podemos provar que Duda pesa mais que sua irmã?
- Qual é a forma correta de dizer a massa de algo?
- Se não tivermos uma balança por perto, conseguimos saber ainda assim qual é mais pesada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.
Discuta com a turma:
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
- Que nome damos à massa de uma pessoa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.
Discuta com a turma:
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
- Que nome damos à massa de uma pessoa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Eles devem explicar suas elaborações apresentando também, o registro do caderno. Podem também utilizar desenhos, ou representações. Vá anotando na lousa as hipóteses e permita que façam questionamentos para as duplas que estão expondo, de forma que desenvolvam os conceitos, juntos. Será introduzido aqui, as nomenclaturas mais utilizadas nas medidas de massa (gramas, quilos e toneladas). Caso os alunos demonstrem curiosidade, apresente as demais nomenclaturas. Deixe uma tabela de equivalência exposta na classe, de forma que possam consultar sempre que necessário.
Propósito: Observar as diferentes maneiras de demonstrar a massa de algo.
Discuta com a turma:
- O que pode ajudar a resolver esse problema?
- A explicação fica mais fácil com instrumentos padronizados ou não?
- Que nome damos à massa de uma pessoa?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando nas diversas formas de saber a massa de algo: utilizando instrumentos de medir padronizados ou não padronizados e suas nomenclaturas.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as formas de saber a massa e as nomenclaturas da situação problema (gramas, quilos e toneladas). Peça para que registrem essas equivalências no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a importância de uma medida padronizada para que as medições sejam exatas.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Podemos ter a massa exata de algo usando instrumentos não convencionais? E com as medidas convencionais, as medições serão sempre exatas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
- Como podemos saber o peso em toneladas dos animais?
Materiais complementares