10989
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Medidas de capacidade: estimativas e medições através de situações-problema

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).




Objetivo específico

  • Realizar  estimativas de capacidade e conferir utilizando medidas padronizadas.

Conceito-chave

Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 20 garrafas pet de 1 l, 2 l e 3 l;
  • Um balde de 8 l ou uma caixa plástica;
  • Cartolina;
  • Pincel Piloto;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Projetor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada. Slide ( 3 e 4 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente uma garrafa de 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra l significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa ( neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1l com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.

Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.

Discuta com a turma:

  • Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
  • De que maneira podemos fazer essas medições?
  • Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
  • Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 l , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?

Retomada. Slide ( 3 e 4 ) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente uma garrafa 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra l significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa ( neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1l com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.

Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.

Discuta com a turma:

  • Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
  • De que maneira podemos fazer essas medições?
  • Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
  • Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 l , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?

Atividade principal. Slide ( 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1l. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1l para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 l - 2 l - 3 l, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 l verdes e 3 l amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1l , 2 de 2l e 2 de 3l e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
  • Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
  • E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
  • Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. Slide ( 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1l. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1l para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 l - 2 l - 3 l, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 l verdes e 3 l amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1l , 2 de 2l e 2 de 3l e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
  • Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
  • E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
  • Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre na lousa e peça que eles registrem no caderno. Destaque que podemos além de estimar, usar medidas padronizadas para medir a capacidade dos recipientes e resolver situações cotidianas.

Propósito: Validar os conhecimentos que foram ampliados.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa individualmente. Destaque que nessa atividade eles podem usar as estimativas para encontrarem a resolução. Após a resolução, se achar necessário, permita que eles socializem suas estratégias, indo à lousa registrá-la. Você pode também propor outras atividades que também explorem as estimativas e medições. Veja nos materiais complementares.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).




Objetivo específico

  • Realizar  estimativas de capacidade e conferir utilizando medidas padronizadas.

Conceito-chave

Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 20 garrafas pet de 1 l, 2 l e 3 l;
  • Um balde de 8 l ou uma caixa plástica;
  • Cartolina;
  • Pincel Piloto;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Projetor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente uma garrafa de 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra l significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa ( neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1l com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.

Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.

Discuta com a turma:

  • Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
  • De que maneira podemos fazer essas medições?
  • Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
  • Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 l , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente uma garrafa 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra l significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa ( neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1l com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.

Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.

Discuta com a turma:

  • Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
  • De que maneira podemos fazer essas medições?
  • Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
  • Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 l , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1l. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1l para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 l - 2 l - 3 l, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 l verdes e 3 l amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1l , 2 de 2l e 2 de 3l e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
  • Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
  • E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
  • Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1l. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1l para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 l - 2 l - 3 l, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 l verdes e 3 l amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1l , 2 de 2l e 2 de 3l e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
  • Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
  • E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
  • Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 l e 1 garrafa verde que possui 2 l, tendo um total de 8 l. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 l. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.

Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
  • Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 l?
  • E, se Ana pudesse levar 10 l de sucos, quantas garrafas de 1l seriam necessárias? E, de 2 l?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre na lousa e peça que eles registrem no caderno. Destaque que podemos além de estimar, usar medidas padronizadas para medir a capacidade dos recipientes e resolver situações cotidianas.

Propósito: Validar os conhecimentos que foram ampliados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa individualmente. Destaque que nessa atividade eles podem usar as estimativas para encontrarem a resolução. Após a resolução, se achar necessário, permita que eles socializem suas estratégias, indo à lousa registrá-la. Você pode também propor outras atividades que também explorem as estimativas e medições. Veja nos materiais complementares.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano