Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivo específico
- Realizar estimativas de capacidade e conferir utilizando medidas padronizadas.
Conceito-chave
Estimativas, medidas padronizadas , medidas de capacidade e litro.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- 20 garrafas pet de 1 l, 2 l e 3 l;
- Um balde de 8 l ou uma caixa plástica;
- Cartolina;
- Pincel Piloto;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Projetor.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada. Slide ( 3 e 4 )
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente uma garrafa de 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra L significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa (neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1L com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.
Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.
Discuta com a turma:
- Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
- De que maneira podemos fazer essas medições?
- Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
- Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1L , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?
Retomada. Slide ( 3 e 4 )
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente uma garrafa 1 litro e questione a sua capacidade. É esperado que eles saibam que a letra L significa litro. Complemente dizendo que trata-se de uma medida de capacidade. Fale que quando não sabemos com exatidão a capacidade de alguns recipientes, podemos estimar. Leve um balde para a sala de aula e mostre aos alunos. Pergunte para turma se eles podem estimar quantas garrafas dessas são necessárias para encher o balde. Escute as hipóteses deles e retome o conceito de estimar, informando que podemos usar medidas padrão para medir com exatidão a capacidade de um recipiente. Realize a conferência pedindo para um aluno encher o balde com a garrafa (neste caso, seria interessante ter outras garrafas, ou então peça que outro aluno busque água, enchendo a garrafa quantas vezes forem necessárias, até completar o balde. Depois, faça as perguntas sugeridas. Se achar necessário, faça o inverso, encha a garrafa de 1L com água que está na vasilha, contando quantas garrafas um balde pode encher.
Propósito: Retomar a ideia de estimativas usando medida padrão para realizar medições.
Discuta com a turma:
- Em que situações precisamos fazer medições envolvendo medidas de capacidade?
- De que maneira podemos fazer essas medições?
- Quantos litros vocês acham que cabem neste balde?
- Usar a medida padronizada, no caso, a garrafa de 1 L , ajudou a encontrar a medida exata da capacidade do balde?
Atividade principal. Slide ( 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1L. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1L para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 L - 2 L - 3 L, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos.Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 l: etiquetas vermelhas, 2 L verdes e 3 L amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1L , 2 de 2L e 2 de 3L e uma caixa ou balde com 8 l de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.
Discuta com a turma:
- Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
- Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
- E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
- Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?
Materiais Complementares:
Atividade principal. Slide ( 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Registre na lousa ou projete o slide e leia a situação-problema. Entregue a atividade impressa, as 5 garrafas e o balde com 8 l de água. E diga que eles terão que pensar nas possibilidades de garrafas que Ana pode levar seu suco, para isso, eles poderão fazer as medições usando a medida padronizada: uma garrafa de 1L. A ideia é que eles realizem as estimativas e as medições através de uma atividade prática. Utilizando a garrafa de 1L para descobrir quantos litros as outras garrafas podem ter. Espera-se que eles encham as garrafas, estabelecendo a capacidade de cada uma e depois criem uma estratégia de os combinações de garrafas em que Ana poderá levar seu suco. Sugere-se que essa atividade seja feita em um local como um pátio ou quadra, e com ajuda de um funcionário. Organize a turma em grupos. Se possível 5 grupos, cada um com 5 participantes. Para a atividade separe, 25 garrafas de 1 L - 2 L - 3 L, podendo ser garrafas pet de refrigerantes ou sucos. Coloque etiquetas ou durex coloridos marcando as garrafas. Para as de 1 L: etiquetas vermelhas, 2 L verdes e 3 L amarelas. Marcá-las será importante no momento da discussão das soluções, onde os alunos poderão apropriar-se de outras medidas padronizadas. Disponibilize para cada grupo: 1 garrafa de 1L , 2 de 2L e 2 de 3L e uma caixa ou balde com 8 L de água. Acompanhe as medições e as estratégias para solucionar o problema. Garanta que todos estejam participando e expressando suas ideias sobre o tema. Se preciso faças as intervenções sugeridas no guia, para o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Realizar estimativas e medições entre medidas de capacidade utilizando medida não padronizada e padronizada.
Discuta com a turma:
- Qual é a capacidade de armazenamento do freezer?
- Quantas garrafas de 1 litro Ana poderá armazenar?
- E se ela quiser comprar garrafas com outras capacidades?
- Qual outra possibilidade de armazenamento de suco que ela poderá utilizar?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2l de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Material Complementar:
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 l de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 L de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Após finalizarem a atividade principal, solicite que os grupos apresentem suas medições e a resolução da situação-problema. Monte um painel de soluções com base nas medições das garrafas e peça que cada grupo registre-as no painel. Entre as soluções, um dos grupos pode optar pela possibilidade de levar 2 garrafas amarelas que possuem 3 L e 1 garrafa verde que possui 2 L, tendo um total de 8 L. Se possível, escolha um grupo que tenha tido dúvida em encontrar uma medida exata, usando termos como “mais do que “, “menos do que “ e inicie uma discussão junto com a turma para encontrar uma medida exata. Pode surgir a resolução de levar 4 garrafas de 2L de suco. Demonstre para turma outras possibilidades de Ana usar as garrafas para ter 8 L de suco. Veja a resolução da atividade. Entretanto, destaque a importância de realizar as estimativas e medições de maneira correta para que Ana consiga levar a quantidade indicada de 8 L. Oportunize a situação, e questione outras medidas. É importante que eles percebam como podemos desenvolver outras medidas padrão para realizarmos as medições com mais precisão.
Propósito: Socializar as diferentes possibilidades de resoluções.
Discuta com a turma:
- Há outras possibilidades que permitiria Ana levar menos garrafas?
- Seria possível usarmos 3 garrafas de 3 L?
- E, se Ana pudesse levar 10 L de sucos, quantas garrafas de 1L seriam necessárias? E, de 2 L?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide ou registre na lousa e peça que eles registrem no caderno. Destaque que podemos além de estimar, usar medidas padronizadas para medir a capacidade dos recipientes e resolver situações cotidianas.
Propósito: Validar os conhecimentos que foram ampliados.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa individualmente. Destaque que nessa atividade eles podem usar as estimativas para encontrarem a resolução. Após a resolução, se achar necessário, permita que eles socializem suas estratégias, indo à lousa registrá-la. Você pode também propor outras atividades que também explorem as estimativas e medições. Veja nos materiais complementares.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares: