10983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Paralelas e Perpendiculares no Plano Cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Retas paralelas; retas perpendiculares; plano cartesiano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_17GEO05

Recursos
- Necessários: Folha sulfite ou caderno, lápis, malha quadriculada

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Portal OBMEP: https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=17

Aplicativo: https://openboard.ch/download.en.html

Para este plano, foque na etapa: Retas no Plano Cartesiano

Familiarização

Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide que é uma preparação para Atividade Principal (Retas no Plano Cartesiano).

Retas no Plano Cartesiano

Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos o slide da “Atividade Principal” (slide 2). Encaminhe pelo whataspp ou outro meio de comunicação combinado com eles (meet, hangout, zoom). Peçam que desenhem os pontos na malha quadriculada antes do encontro combinado. Em data marcada os estudantes encaminham as respostas (por whataspp) com as soluções. Compartilhe a tela com a imagem de uma resolução feita por um aluno. A partir da imagem, faça as perguntas do próprio slide e o “Discuta com os alunos”.

Discussão das soluções

Nessa proposta é importante o seu feedback para os alunos. Compartilhe o slide da “Discussão das soluções” e converse com eles sobre as afirmações feitas. Será que faz sentido? Me explique.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_17GEO05

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas