Plano de Aula

Plano de aula: Paralelas e Perpendiculares

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construção de paralelas e perpendiculares com réguas, esquadros e softwares

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares

Objetivos específicos

Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.

Conceito-chave

Retas paralelas e retas perpendiculares.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Papel de seda;
  • Sulfite;

Sugestões de leitura:

SMOOTHEY, Marion. Coleção Investigação Matemática - Atividades e Jogos com Ângulos. Scipione. São Paulo - SP. 1997. (Paradidático);

IMENES, Luiz Márcio. Coleção Vivendo a Matemática - Geometria das dobraduras. Scipione. São Paulo - SP. 1995. (Paradidático);

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,


DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivos
Objetivos

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe os objetivos desta aula com seus alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos tenham ciência do assunto a ser tratado. Isso ajuda a deixá-los em estado de prontidão.

Conteúdos relacionados