Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivo específico
Identificar os pontos representados na reta numerada, de acordo com os intervalos das frações existentes na cartela do bingo.
Conceito-chave
Identificar frações com denominadores 2, 3, 4, 5 e 10 na reta numerada.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Cartelas do Bingo impressas;
- Frações para sorteio impressas;
- lápis e borracha;
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.
Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.
Discuta com a turma:
- Como representamos frações na reta numerada?
- O que precisamos levar em consideração no primeiro momento?
- Como a reta foi dividida?
- Você acha possível representar mais de uma fração numa mesma reta?
- Como você pensou para representarmos as frações na reta?
- Alguém pensou diferente?
- Pode demonstrar na lousa?
Materiais complementares para impressão:
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações:Distribua as cartelas de bingo para a turma. A atividade poderá ser realizada individualmente, em dupla ou em grupo. Após cada aluno receber uma cartela de bingo, com quatro retas de intervalos diferentes, sorteie uma fração, de cada vez, e os alunos deverão procurar nas cartelas se há alguma reta com o intervalo correspondente à fração sorteada. Após cada fração sorteada ou após o término do jogo permita que os alunos comparem as cartelas e discutam as resoluções, como cada um pensou ou se houve divergências nas respostas. Ganhará o jogo quem preencher primeiro a tabela e gritar: BINGO!
Propósito: Marcar pontos na reta numerada de acordo os intervalos existentes na cartela do bingo.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para encontrar nas cartela as frações sorteadas?
- Encontraram dificuldades? Quais?
- Compararam as resoluções? Houve divergências?
- Como solucionaram?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Material Complementar para o professor:
- Reta numérica
http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm
- Frações em uma reta numérica
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
- Quais dificuldades encontraram?
- Como superaram essas dificuldades?
- Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
- Quais dificuldades encontraram?
- Como superaram essas dificuldades?
- Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
- Quais dificuldades encontraram?
- Como superaram essas dificuldades?
- Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
- Quais dificuldades encontraram?
- Como superaram essas dificuldades?
- Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Revisar o conceito estudado.
Raio X
- Tempo sugerido: 10 minutos.
- Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
- Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.
Materiais complementares:
Raio X