10935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Bingo de Frações - reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar frações com denominadores 2, 3, 4, 5 e 10 na reta numerada

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivo específico

Identificar os pontos representados na reta numerada, de acordo com os intervalos das frações existentes na cartela do bingo.



Conceito-chave

Identificar frações com denominadores 2, 3, 4, 5 e 10 na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartelas do Bingo impressas;
  • Frações para sorteio impressas;
  • lápis e borracha;

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.

Discuta com a turma:

  • Como representamos frações na reta numerada?
  • O que precisamos levar em consideração no primeiro momento?
  • Como a reta foi dividida?
  • Você acha possível representar mais de uma fração numa mesma reta?
  • Como você pensou para representarmos as frações na reta?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode demonstrar na lousa?

Materiais complementares para impressão:
Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações:Distribua as cartelas de bingo para a turma. A atividade poderá ser realizada individualmente, em dupla ou em grupo. Após cada aluno receber uma cartela de bingo, com quatro retas de intervalos diferentes, sorteie uma fração, de cada vez, e os alunos deverão procurar nas cartelas se há alguma reta com o intervalo correspondente à fração sorteada. Após cada fração sorteada ou após o término do jogo permita que os alunos comparem as cartelas e discutam as resoluções, como cada um pensou ou se houve divergências nas respostas. Ganhará o jogo quem preencher primeiro a tabela e gritar: BINGO!

Propósito: Marcar pontos na reta numerada de acordo os intervalos existentes na cartela do bingo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para encontrar nas cartela as frações sorteadas?
  • Encontraram dificuldades? Quais?
  • Compararam as resoluções? Houve divergências?
  • Como solucionaram?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Reta numérica

http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm

  • Frações em uma reta numérica

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-fractions-on-the-number-line/v/fractions-on-a-number-line

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 10 minutos.
  • Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
  • Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivo específico

Identificar os pontos representados na reta numerada, de acordo com os intervalos das frações existentes na cartela do bingo.



Conceito-chave

Identificar frações com denominadores 2, 3, 4, 5 e 10 na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartelas do Bingo impressas;
  • Frações para sorteio impressas;
  • lápis e borracha;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.

Discuta com a turma:

  • Como representamos frações na reta numerada?
  • O que precisamos levar em consideração no primeiro momento?
  • Como a reta foi dividida?
  • Você acha possível representar mais de uma fração numa mesma reta?
  • Como você pensou para representarmos as frações na reta?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode demonstrar na lousa?

Materiais complementares para impressão:
Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações:Distribua as cartelas de bingo para a turma. A atividade poderá ser realizada individualmente, em dupla ou em grupo. Após cada aluno receber uma cartela de bingo, com quatro retas de intervalos diferentes, sorteie uma fração, de cada vez, e os alunos deverão procurar nas cartelas se há alguma reta com o intervalo correspondente à fração sorteada. Após cada fração sorteada ou após o término do jogo permita que os alunos comparem as cartelas e discutam as resoluções, como cada um pensou ou se houve divergências nas respostas. Ganhará o jogo quem preencher primeiro a tabela e gritar: BINGO!

Propósito: Marcar pontos na reta numerada de acordo os intervalos existentes na cartela do bingo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para encontrar nas cartela as frações sorteadas?
  • Encontraram dificuldades? Quais?
  • Compararam as resoluções? Houve divergências?
  • Como solucionaram?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Reta numérica

http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm

  • Frações em uma reta numérica

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-fractions-on-the-number-line/v/fractions-on-a-number-line

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 5 ao 8).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir as soluções e dificuldades de identificação e representação de frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para encontrar as frações na reta numerada?
  • Quais dificuldades encontraram?
  • Como superaram essas dificuldades?
  • Alguém quer vir à lousa explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 10 minutos.
  • Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
  • Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano