10888
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Dobro e triplo

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Dobro e triplo de quantidades. Resolução de problemas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam dobro e triplo de quantidades, atribuindo significado à linguagem matemática utilizada.

Conceito-chave

Dobro e triplo de quantidades.

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro),
  • Cartela impressa ou desenhada para jogo.







Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Retomar o dobro e triplo de um número.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha aos alunos o jogo do Stop do Dobro e Triplo. Para isso, você pode imprimir a tabela ou construir com os alunos. É importante ler as regras com a classe e tirar possíveis dúvidas quanto ao andamento da atividade. Faça um cartaz com as regras, e afixe em um local visível para todos. Faça uma primeira rodada coletivamente para treinar com os alunos, antes de iniciar o jogo. Utilize as questões do “discuta com a turma” para relembrar o que é dobro e triplo e discutir possibilidades de estratégias para calcular. Valorize todas as formas e compare-as.

Regras do Stop do Dobro e Triplo:

Cada aluno precisa ter uma cartela. A professora sorteia um número ou pode propor outra forma de escolher o número, como que cada aluno coloque uma quantidade de dedos nas mãos e conta. O resultado da soma dos dedos é o número que devem pensar.

O número deve ser colocado na primeira coluna e ao sinal do professor, os alunos devem iniciar o cálculo do dobro e triplo, colocando o resultado referente ao dobro na segunda coluna e ao triplo na terceira.

O primeiro aluno que obtiver os resultados grita STOP e todos devem parar de escrever. O cálculo da pontuação total deve ser feito no final das 5 rodadas, somando os valores finais de dobro e triplo.

Ganha quem acertar mais resultados e assim, obtiver mais pontos.

Propósito: Relembrar dobro e triplo através de um jogo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos definir o que é dobro? E triplo?
  • De que maneira podemos obter o dobro de um número? E o triplo?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos resolver esse problema?
  • O que é dobro? E triplo?

Materiais Complementares:

Atividade principal parte 1

Atividade principal parte 2

Resolução atividade principal parte 1

Resolução atividade principal parte 2

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Primeiro, é importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram e registrando suas soluções na lousa. Você pode escolher alguns alunos para socializar suas resoluções enquanto realizam a atividade. Depois, se achar necessário pode apresentar as soluções dos slides. Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através de desenho, onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6 é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9 apresenta a retomada do conceito de triplo.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos resolver esse problema?
  • Qual forma você vai escolher?
  • O que é dobro? E triplo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Propósito: Retomar o conceito de dobro e triplo.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Retomar o dobro e triplo de um número.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam dobro e triplo de quantidades, atribuindo significado à linguagem matemática utilizada.

Conceito-chave

Dobro e triplo de quantidades.

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro),
  • Cartela impressa ou desenhada para jogo.






Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Proponha aos alunos o jogo do Stop do Dobro e Triplo. Para isso, você pode imprimir a tabela ou construir com os alunos. É importante ler as regras com a classe e tirar possíveis dúvidas quanto ao andamento da atividade. Faça um cartaz com as regras, e afixe em um local visível para todos. Faça uma primeira rodada coletivamente para treinar com os alunos, antes de iniciar o jogo. Utilize as questões do “discuta com a turma” para relembrar o que é dobro e triplo e discutir possibilidades de estratégias para calcular. Valorize todas as formas e compare-as.

Regras do Stop do Dobro e Triplo:

Cada aluno precisa ter uma cartela. A professora sorteia um número ou pode propor outra forma de escolher o número, como que cada aluno coloque uma quantidade de dedos nas mãos e conta. O resultado da soma dos dedos é o número que devem pensar.

O número deve ser colocado na primeira coluna e ao sinal do professor, os alunos devem iniciar o cálculo do dobro e triplo, colocando o resultado referente ao dobro na segunda coluna e ao triplo na terceira.

O primeiro aluno que obtiver os resultados grita STOP e todos devem parar de escrever. O cálculo da pontuação total deve ser feito no final das 5 rodadas, somando os valores finais de dobro e triplo.

Ganha quem acertar mais resultados e assim, obtiver mais pontos.

Propósito: Relembrar dobro e triplo através de um jogo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos definir o que é dobro? E triplo?
  • De que maneira podemos obter o dobro de um número? E o triplo?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos resolver esse problema?
  • O que é dobro? E triplo?

Materiais Complementares:

Atividade principal parte 1

Atividade principal parte 2

Resolução atividade principal parte 1

Resolução atividade principal parte 2

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Primeiro, é importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram e registrando suas soluções na lousa. Você pode escolher alguns alunos para socializar suas resoluções enquanto realizam a atividade. Depois, se achar necessário pode apresentar as soluções dos slides. Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através de desenho, onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6 é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9 apresenta a retomada do conceito de triplo.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.

É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras podemos resolver esse problema?
  • Qual forma você vai escolher?
  • O que é dobro? E triplo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • De quais maneiras podemos chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Propósito: Retomar o conceito de dobro e triplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano