10880
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Adição por decomposição

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM10

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Composição, decomposição e princípio aditivo dos números

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.
  • Resolver problemas de adição por decomposição.
  • Sistematizar o conceito de decomposição dos números.  



Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, cartaz com o jogo “Que número sou eu?”, data show para projeção dos slides.


Tempo sugerido: 2 minutos (Dentro do tempo do aquecimento)
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações: Para desenvolver essa atividade forme dois grupos na sala de aula, leve um cartaz com todas as pistas cobertas e vá revelando aos poucos à medida da escolha das crianças. O grupo que inicia o jogo escolhe um número para a primeira pista, o professor lê e em seguida as crianças tentam descobrir qual é o número, caso não saibam passam a vez para o grupo seguinte. Ganha o jogo o grupo que descobrir o número escolhido primeiro. Ao desenvolver essa atividade aproveite para retomar os conhecimentos prévios sobre a composição e a decomposição dos números.

Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Estimule as crianças a pensarem em diferentes formas de decompor o número 37 para que percebam as possibilidades aditivas.

Propósito: Resolver problemas de adição por decomposição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nessa situação as possibilidades de decomposição também são amplas. Incentive as crianças a pensarem em uma maneira de organizar esse valor em 3 parcelas. Podem aparecer várias resoluções na turma, o que será muito interessante para discutir com elas depois.

Propósito: Resolver problemas de adição por decomposição.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os estudantes reflitam sobre as resoluções apresentadas e descubram qual delas apresenta erro. Converse sobre os acertos e também os erros, tentem descobrir que caminho foi feito para se chegar àquele resultado, ampliando as possibilidades de argumentação e discussão sobre a resolução.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Discuta com a crianças as diferentes resoluções que podem aparecer na turma e provoque-as a pensar se essa forma de parcelamento fica tranquila para o Kauã que está vendendo e também para quem for comprar. Alerte-os que, nesse caso, as parcelas poderiam ser diferentes ou não. Levante o questionamento: E se as parcelas fossem todas iguais, qual seria seu valor?

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Retome o conceito desenvolvido na aula e garanta que todas as crianças tenham compreendido.

Propósito: Sistematizar o conceito de decomposição dos números.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Resgate as experiências da aula e aproveite para avaliar o interesse das crianças pelas atividades desenvolvidas, bem como perceber o que para elas foi mais significativo.

Propósito: Realizar um fechamento da aula.

Raio X select-down

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Verifique se as crianças compreenderam a decomposição do número em destaque,

Propósito: Avaliar a compreensão das crianças sobre a decomposição numérica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos (Dentro do tempo do aquecimento)
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.
  • Resolver problemas de adição por decomposição.
  • Sistematizar o conceito de decomposição dos números.  



Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, cartaz com o jogo “Que número sou eu?”, data show para projeção dos slides.

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações: Para desenvolver essa atividade forme dois grupos na sala de aula, leve um cartaz com todas as pistas cobertas e vá revelando aos poucos à medida da escolha das crianças. O grupo que inicia o jogo escolhe um número para a primeira pista, o professor lê e em seguida as crianças tentam descobrir qual é o número, caso não saibam passam a vez para o grupo seguinte. Ganha o jogo o grupo que descobrir o número escolhido primeiro. Ao desenvolver essa atividade aproveite para retomar os conhecimentos prévios sobre a composição e a decomposição dos números.

Propósito: Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Estimule as crianças a pensarem em diferentes formas de decompor o número 37 para que percebam as possibilidades aditivas.

Propósito: Resolver problemas de adição por decomposição.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nessa situação as possibilidades de decomposição também são amplas. Incentive as crianças a pensarem em uma maneira de organizar esse valor em 3 parcelas. Podem aparecer várias resoluções na turma, o que será muito interessante para discutir com elas depois.

Propósito: Resolver problemas de adição por decomposição.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os estudantes reflitam sobre as resoluções apresentadas e descubram qual delas apresenta erro. Converse sobre os acertos e também os erros, tentem descobrir que caminho foi feito para se chegar àquele resultado, ampliando as possibilidades de argumentação e discussão sobre a resolução.

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Discuta com a crianças as diferentes resoluções que podem aparecer na turma e provoque-as a pensar se essa forma de parcelamento fica tranquila para o Kauã que está vendendo e também para quem for comprar. Alerte-os que, nesse caso, as parcelas poderiam ser diferentes ou não. Levante o questionamento: E se as parcelas fossem todas iguais, qual seria seu valor?

Propósito: Discutir as estratégias de resolução das crianças.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Retome o conceito desenvolvido na aula e garanta que todas as crianças tenham compreendido.

Propósito: Sistematizar o conceito de decomposição dos números.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Resgate as experiências da aula e aproveite para avaliar o interesse das crianças pelas atividades desenvolvidas, bem como perceber o que para elas foi mais significativo.

Propósito: Realizar um fechamento da aula.

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Verifique se as crianças compreenderam a decomposição do número em destaque,

Propósito: Avaliar a compreensão das crianças sobre a decomposição numérica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.
  • Resolver problemas de adição por decomposição.
  • Sistematizar o conceito de decomposição dos números.  



Conceito-chave

Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Recursos necessários

Material impresso, cartaz com o jogo “Que número sou eu?”, data show para projeção dos slides.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes