Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, imagens das propostas ou impressões.
- Opcionais: celular para gravar e ou enviar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Encaminhe aos alunos, através do meio de comunicação que estiver estabelecido com as famílias, a canção proposta no aquecimento, juntamente com orientações do que fazer. Se houver possibilidade, envie inclusive os links para que eles possam assistir aos vídeos, cantar juntos, acrescentar outros animais e conversar sobre: "Sítio do Seu Lobato" (disponível aqui) e sua versão com Galinha Pintadinha (assista aqui). Faça uma sala de aula invertida e mande aos alunos o problema proposto no aquecimento deste plano de aula, solicitando que busquem a compreensão, pensem em possibilidades de resolução e registrem suas ideias, pensando nas seguintes questões:
- Quantas aves Seu Lobato tem no sítio?
- Quais são essas aves?
- O que vocês precisam descobrir?
- Quantas aves sobram quando tiramos os perus?
- Como posso fazer para encontrar a quantidade de patos, sabendo que Seu Lobato tem 25 aves e subtraindo os patos, sobram 17?
Nesse momento é importante a interação com familiares. Solicite que as famílias mandem a você as propostas de resoluções realizadas pelos alunos.
Atividade principal e Discussão das soluções
Inicie apresentando aos alunos diferentes soluções para o problema do aquecimento, utilizando alguns exemplos das resoluções que eles fizeram e enviaram a você. Neste momento, você pode unir as etapas “Atividade Principal” e “Discussão das soluções”, realizando a cada problema resolvido uma conversa sobre as formas diversas de solução. Apresente a primeira situação e, depois do diálogo para compreensão da mesma, dê um tempo para que resolvam. Utilize o slide da Discussão das soluções, para trazer um debate. Faça o mesmo com as outras duas situações. Se achar necessário divida em duas aulas. Caso sua aula seja assíncrona, encaminhe aos alunos as situações-problema da atividade principal e solicite que lhe enviem as resoluções, por meio digital ou não, conforme as possibilidades e combinados com as famílias. Recebendo as soluções dos alunos, você poderá fazer uma apresentação em vídeo - gravado no próprio celular ou no computador - encaminhando aos alunos, algumas possibilidades de resolução para que comparem com o que fizeram. Se não for possível encaminhar digitalmente, pode fazer um registro escrito e enviar essa devolutiva na forma impressa.
Encerramento
Faça um fechamento com a síntese das vivências da aula ("Com estas atividades você aprendeu a música “Sítio do Seu Lobato”, resolveu o desafio das aves e outros problemas sobre os animais do sítio") e envie aos alunos no mesmo vídeo ou no material impresso em que apresentar da "Discussão das soluções". Se a aula for simultânea, apresente essa síntese diretamente aos alunos.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Solicite às famílias, que dentro das possibilidades, auxiliem os alunos na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados e canais de comunicação estabelecidos entre vocês. Incentive-os a aproveitar a canção “Sítio do Seu Lobato” para uma interação divertida e proveitosa e que utilizem as questões propostas para trocar ideias com as crianças sobre o problema proposto, para que consigam realizar uma proposta de solução.