9543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre realizar atividades com a tabela pitagórica, onde se percebam as regularidades contidas nas tabuadas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Souza de Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_07NUM03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Papel quadriculado ou quadriculado desenhado com a régua

- Opcionais:
Tabuada: como usar a tabela pitagórica
A tabuada representa as quatro operações matemáticas através de tabela
Tabuada online
Jogos de tabuada
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada na tabela pitagórica, portanto, eles devem ter em mãos a tabela para preencher, caderno com a tabela desenhada (antecipadamente) ou um papel quadriculado. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), mostre a tabela e compartilhe os questionamentos de forma escrita para os alunos para que eles copiem no caderno, inclusive a tabela. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tabela e escrever os questionamentos e enviar via WhatsApp ou e-mail. É essencial que os alunos copiem a tabela para que possam completá-la. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar completar a tabela individualmente, segundo os comandos e questionamentos enviados:
1. Preencha a tabuada do 2 e do 3. A soma dos seus produtos é o resultado de outra tabuada. Você conseguiria encontrar qual?
2. Partindo da tabuada do três, como você construiria a tabuada do 4?
3. Pensem em formas diferentes de encontrar o resultado da tabuada do 8.
4. Porque o resultado de 3 x 8 é igual ao resultado de 4 x 6?
5. Há pelo menos duas formas de se construir o resultado da tabuada do 6. Explique como você pensou.
6. Construa as tabuadas que ainda não foram contempladas nas questões acima.
Peça que os alunos respondam aos questionamentos no caderno e não contem como pensaram para os colegas.
Ajude os alunos que apresentarem dificuldades e façam perguntas através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos.
Depois, abra a discussão e peça que os alunos compartilhem com a turma como pensaram. Organize a exposição dos alunos para que um não atropele o pensamento do outro. Você pode pedir que se inscrevam para falar fazendo uma lista do WhatsApp ou no bate papo e siga a ordem dando a palavra para os alunos que gostariam de compartilhar. No momento da apresentação, os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. O interessante é ter uma discussão bem produtiva.

Painel de discussões
Compartilhe com os alunos o painel de discussões via texto e imagens no WhatsApp. É interessante que eles consigam comparar as suas estratégias com as mostradas no painel. Deixe que os alunos compartilhem suas impressões por fotografias, áudios ou vídeos. Dessa forma, os alunos poderão expor suas estratégias comparando-as com as que foram mostradas de forma mais clara. Peça que os alunos guardem suas tabelas, pois elas serão muito úteis para o estudo da tabuada e para que compreendam a lógica por trás dela.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos como os sugeridos na adaptação.
Sugestão de leitura para a família:
Tabuada: como usar a tabela pitagórica

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_07NUM03

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas