Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dyone Andrade
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Realizar atividades com a tabela pitagórica, onde se percebam as regularidades contidas nas tabuadas.
Conceito-chave
Construir a tabela pitagórica e perceber as regularidades contidas nela, o que facilitará a memorização das tabuadas.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhe o bjetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem a tabuada do 1 ao 10?
- A tabuada é fácil ou difícil?
- Quais são as mais fáceis e quais são as mais difíceis e por quê?
- Será que dá pra montar as mais difíceis partindo das mais fáceis?
- Já tiveram contato com a tabela pitagórica?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram lembrar de todos os resultados?
- Quais produtos vocês tiveram mais dificuldades para lembrar?
- Como vocês fizeram para encontrar os resultados dos quais não lembravam?
- Quantos alunos acertaram todos os resultados?
- Quantos erraram menos de dez resultados?
- Quantos erraram mais de dez resultados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esta resposta é fechada.
Materiais Complementares:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que a tabela pitagórica é uma ferramenta para auxiliar na memorização dos fatos fundamentais da multiplicação, e que perceber as regularidades presentes nas tabuadas são um recurso auxiliar na construção dos produtos.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem como forma de avaliação do objetivo.
Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam a utilização da tabela pitagórica como base para memorização dos fatos fundamentais.
Materiais Complementares: