9543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre realizar atividades com a tabela pitagórica, onde se percebam as regularidades contidas nas tabuadas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Souza de Andrade

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Realizar atividades com a tabela pitagórica, onde se percebam as regularidades contidas nas tabuadas.

Conceito-chave

Construir a tabela pitagórica e perceber as regularidades contidas nela, o que facilitará a memorização das tabuadas.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhe o bjetivo com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem a tabuada do 1 ao 10?
  • A tabuada é fácil ou difícil?
  • Quais são as mais fáceis e quais são as mais difíceis e por quê?
  • Será que dá pra montar as mais difíceis partindo das mais fáceis?
  • Já tiveram contato com a tabela pitagórica?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram lembrar de todos os resultados?
  • Quais produtos vocês tiveram mais dificuldades para lembrar?
  • Como vocês fizeram para encontrar os resultados dos quais não lembravam?
  • Quantos alunos acertaram todos os resultados?
  • Quantos erraram menos de dez resultados?
  • Quantos erraram mais de dez resultados?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esta resposta é fechada.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que a tabela pitagórica é uma ferramenta para auxiliar na memorização dos fatos fundamentais da multiplicação, e que perceber as regularidades presentes nas tabuadas são um recurso auxiliar na construção dos produtos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem como forma de avaliação do objetivo.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam a utilização da tabela pitagórica como base para memorização dos fatos fundamentais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhe o bjetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Realizar atividades com a tabela pitagórica, onde se percebam as regularidades contidas nas tabuadas.

Conceito-chave

Construir a tabela pitagórica e perceber as regularidades contidas nela, o que facilitará a memorização das tabuadas.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem a tabuada do 1 ao 10?
  • A tabuada é fácil ou difícil?
  • Quais são as mais fáceis e quais são as mais difíceis e por quê?
  • Será que dá pra montar as mais difíceis partindo das mais fáceis?
  • Já tiveram contato com a tabela pitagórica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Que cálculos, ou operações vocês utilizaram?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a preencherem a tabela sugerida inicialmente. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram lembrar de todos os resultados?
  • Quais produtos vocês tiveram mais dificuldades para lembrar?
  • Como vocês fizeram para encontrar os resultados dos quais não lembravam?
  • Quantos alunos acertaram todos os resultados?
  • Quantos erraram menos de dez resultados?
  • Quantos erraram mais de dez resultados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esta resposta é fechada.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Convide alunos a relatar oralmente os resultados, encontre-os coletivamente com a turma. Discuta com eles outras possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que a tabela pitagórica é uma ferramenta para auxiliar na memorização dos fatos fundamentais da multiplicação, e que perceber as regularidades presentes nas tabuadas são um recurso auxiliar na construção dos produtos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem como forma de avaliação do objetivo.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam a utilização da tabela pitagórica como base para memorização dos fatos fundamentais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano