10810
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Diferenciando a proporcionalidade da não proporcionalidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Variação de grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Franciely Gomes Favero Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_14ALG10

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento traz uma reflexão sobre as relações entre grandezas proporcionais: tanto diretas, como inversas. Você pode encaminhar aos alunos, juntamente com a Atividade Principal para que se possa retomar esses conhecimentos.

Atividade principal
O foco da atividade é a observância da existência ou não da proporcionalidade na questão analisada e se a proporcionalidade é direta ou inversa. Sugerimos que nas orientações (gravação de áudio ou vídeo via WhatsApp) você oriente sobre a realização da atividade. Se sua turma não tiver consolidado as aprendizagens do assunto, use também exemplos adaptados do Raio X ou mesmo das atividades complementares. Encaminhe a versão impressa da atividade principal para os alunos e mantenha um canal de comunicação aberto para que eles possam tirar possíveis dúvidas. A turma deve encaminhar as respostas da atividade para sua apreciação e posterior discussão. Indique posteriormente a realização das atividades complementares e também do Raio X, determinando um tempo para realização das mesmas.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de proporcionalidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/algebra-5ano/pt-como-identificar-relaes-de-propores/v/analyzing-and-identifying-proportional-relationships-ex3
https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/rational-expressions-equations-and-functions/direct-and-inverse-variation/v/recognizing-direct-and-inverse-variation 

Discussão das soluções
Use o WhatsApp e grave um áudio ou vídeo curto com um feedback acerca das respostas encaminhadas pelos alunos, juntamente com as dúvidas e erros apresentados. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Caso não seja possível, você pode também redigir um texto para a turma, usando, inclusive, dicas para resolução de novas questões e encaminhar via WhatsApp. Solicite que os alunos realizem as demais atividades propostas neste plano.

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxxx

Encerramento
Use nas discussões

Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessa atividade e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias
A proporcionalidade é um tema que, mesmo pessoas não letradas, são capazes de discutir, opinar e contextuar com o cotidiano. Pode ser usada a questão da Raio X adaptada (ou outra que pode ser elaborada pelo aluno) para ser discutido com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_14ALG10

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas