Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Objetivos específicos
Explorar a construção de gráficos de funções
Conceito-chave
Gráfico da Função.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Cálculo do valor numérico de uma função.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha e papel quadriculado.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de plano cartesiano. Sugira que os alunos elaborem um plano cartesiano e determinem alguns pontos juntamente com suas coordenadas.
Propósito: Retomar o conceito de plano cartesiano.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar a coordenada cartesiana a um exemplo de nosso cotidiano?
Atividade Principal
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam. Recomenda-se o uso de papel quadriculado para auxiliar os alunos na construção dos gráficos.
Propósito: Desenvolver a habilidade de construção de gráficos da função.
Discuta com a turma:
- Qual é a razão de se encontrar 2 pontos? É possível definir uma única reta através destes pontos?
- Como podemos interpretar a reta traçada no item c ?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
- Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
- Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.
Discuta com a turma:
- Como podemos interpretar todos os pontos contidos na reta traçada a partir dos pares ordenados encontrados?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que volte a solução do exercício apresentado na atividade principal e observe todos os passos para a sua execução.
Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Uma função é associada a somente um gráfico?
- Toda função pode ser escrita graficamente?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico, observando a relação de dependência envolvendo todo o domínio e imagem da função.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que podemos observar no gráfico da função?
- Qual a vantagem de se utilizar uma representação gráfica para representar uma função?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de construir um gráfico à partir de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais as vantagens da representação gráfica de uma situação problema?
- O domínio e imagem de uma função são bem definidos no gráfico de uma função?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar