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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Construção de gráficos de funções

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Explorar a construção de gráficos de funções

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Explorar a construção de gráficos de funções

Conceito-chave

Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Cálculo do valor numérico de uma função.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e papel quadriculado.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de plano cartesiano. Sugira que os alunos elaborem um plano cartesiano e determinem alguns pontos juntamente com suas coordenadas.

Propósito: Retomar o conceito de plano cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar a coordenada cartesiana a um exemplo de nosso cotidiano?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam. Recomenda-se o uso de papel quadriculado para auxiliar os alunos na construção dos gráficos.
Propósito: Desenvolver a habilidade de construção de gráficos da função.

Discuta com a turma:

  • Qual é a razão de se encontrar 2 pontos? É possível definir uma única reta através destes pontos?
  • Como podemos interpretar a reta traçada no item c ?

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
  • Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
  • Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • Como podemos interpretar todos os pontos contidos na reta traçada a partir dos pares ordenados encontrados?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que volte a solução do exercício apresentado na atividade principal e observe todos os passos para a sua execução.

Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Uma função é associada a somente um gráfico?
  • Toda função pode ser escrita graficamente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico, observando a relação de dependência envolvendo todo o domínio e imagem da função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar no gráfico da função?
  • Qual a vantagem de se utilizar uma representação gráfica para representar uma função?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de construir um gráfico à partir de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as vantagens da representação gráfica de uma situação problema?
  • O domínio e imagem de uma função são bem definidos no gráfico de uma função?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Explorar a construção de gráficos de funções

Conceito-chave

Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Cálculo do valor numérico de uma função.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e papel quadriculado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de plano cartesiano. Sugira que os alunos elaborem um plano cartesiano e determinem alguns pontos juntamente com suas coordenadas.

Propósito: Retomar o conceito de plano cartesiano.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar a coordenada cartesiana a um exemplo de nosso cotidiano?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam. Recomenda-se o uso de papel quadriculado para auxiliar os alunos na construção dos gráficos.
Propósito: Desenvolver a habilidade de construção de gráficos da função.

Discuta com a turma:

  • Qual é a razão de se encontrar 2 pontos? É possível definir uma única reta através destes pontos?
  • Como podemos interpretar a reta traçada no item c ?

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
  • Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar outros valores que podem ser aplicados na tabela?
  • Existe alguma restrição para os valores utilizados em x?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7 ).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.

Propósito: Aplicar em uma situação prática a técnica de construção de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • Como podemos interpretar todos os pontos contidos na reta traçada a partir dos pares ordenados encontrados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que volte a solução do exercício apresentado na atividade principal e observe todos os passos para a sua execução.

Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Uma função é associada a somente um gráfico?
  • Toda função pode ser escrita graficamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico, observando a relação de dependência envolvendo todo o domínio e imagem da função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar no gráfico da função?
  • Qual a vantagem de se utilizar uma representação gráfica para representar uma função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de construir um gráfico à partir de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as vantagens da representação gráfica de uma situação problema?
  • O domínio e imagem de uma função são bem definidos no gráfico de uma função?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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