PARA REPENSAR O ANO O que priorizar na relação com as famílias no retorno à escola O acolhimento e a escuta humanizada terão papel importante para se planejar uma volta segura e que transmita confiança aos responsáveis
Retorno presencial Coronavírus: 8 pontos para pensar sobre a volta às aulas presenciais O Brasil ainda não achatou a curva de casos e mortes por covid-19, mas já ensaia os primeiros passos para a retomada das aulas presenciais. Mozart Neves Ramos destaca os desafios do momento
Entrevista "Chegou o momento de exercitar as competências socioemocionais da BNCC" Sempre com explicações simples e claras sobre o funcionamento do cérebro humano, a neurocientista e especialista em Psicopedagogia da Educação Marta Relvas defende que, para formar cérebros pensantes, é preciso perder o medo de usar e permitir o uso da tecnologia nas aulas
PARA FORMAR A EQUIPE 7º Roteiro do gestor: Construa coletivamente um modelo para observação de atividades Neste encontro pedagógico, analise com os professores propostas relacionadas ao campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e elabore em conjunto rubricas para avaliar e observar atividades
PARA REPENSAR O ANO Como ajudar as crianças que mudarão de etapa em 2021 Apesar dos obstáculos, a situação de pandemia pode ser uma boa oportunidade para os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental se aproximarem e construírem juntos essa transição
PARA REPLANEJAR O ANO PDF para baixar: Ficha de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Com a ajuda do professor Evandro Tortora, organizamos um quadro para você avaliar a síntese das aprendizagens das crianças e organizar o portfólio delas para os educadores da etapa seguinte
PARA USAR COM AS CRIANÇAS Atividade 2: Criando um álbum de dicas para crianças menores Além de estimular o contato com a escrita, essa atividade permite às crianças refletirem sobre o fim de seu ciclo na Educação Infantil e deixarem um legado para os mais novos
PARA USAR COM AS CRIANÇAS Atividade 1: Escrevendo enquanto se brinca de faz de conta Essa proposta favorece a familiarização das crianças com a linguagem escrita por meio de momentos de brincadeira e interação