Áreas externas: seis sugestões de atividade para aproveitar os espaços fora da sala
Saiba como ampliar, literalmente, os horizontes da meninada
PorIngrid Yurie
31/05/2022
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
PARCERIA
Jornalismo
PorIngrid Yurie
31/05/2022
Entre as várias restrições que a pandemia impôs às crianças estão o emparedamento de seus corpos, tão ansiosos por movimento, e a diminuição das possibilidades de brincar com os amigos. No retorno às atividades presenciais, usar áreas externas e naturais favorece o cumprimento dos protocolos sanitários, é claro, mas não somente isso. É ótimo para promover o convívio entre os pequenos e, principalmente, ajuda a encantá-los pela vida durante esse período difícil de readaptação e vivência de lutos.
“As crianças foram cerceadas do direito de estar em meio à natureza, que é tão humanizadora e com a qual elas se envolvem com uma sensibilidade singular. Além disso, contribui para que se percebam parte do planeta e aprendam a cuidar dos recursos naturais”, afirma Nilcileni Brambilla, formadora de professores e produtora de materiais pedagógicos para a NOVA ESCOLA.
Apropriar-se de espaços que vão além da sala de referência da turma, alcançam o pátio e extrapolam os muros da escola é um desafio para os educadores. Isso porque essa demanda requer muito planejamento e organização cuidadosa. Confira a primeira e a segunda reportagem desta série, que tratam de planejamento e avaliação.
O documento que você encontra abaixo para download é um banco de ideias que pode ser consultado para inspirar seu planejamento com exploração da natureza e de espaços externos na escola e fora dela. Além de indicações gerais sobre as atividades, apresentamos também o que você precisa garantir para o sucesso das propostas e quais são os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se relacionam com as sugestões apresentadas. As propostas podem ser adaptadas de acordo com as demandas de cada turma e as possibilidades que a escola e o território oferecem.
Consultora pedagógica: Nilcileni Brambilla, formadora de professores e autora do Material Educacional da NOVA ESCOLA.
Esta reportagem faz parte do projeto Aprendizagem na Educação Infantil. Confira os demais conteúdos realizados em parceria com o Instituto Chamex.
Últimas notícias
Números e operações
Rotação por estações para desenvolver habilidades matemáticas
Conheça a experiência em uma turma de 5º ano com propostas envolvendo as quatro operações
Acolhimento
Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na volta ao presencial?
Crescem os casos de ansiedade, depressão e agressividade que, em parte, foram agravados pela pandemia. Acolhimento dos alunos e parceria com as famílias são fundamentais para o diagnóstico e encaminhamento
Prática pedagógica
Matemática: 5 sugestões para estudar o Teorema de Pitágoras nos Anos Finais
Veja como desenvolver uma das habilidades prevista para o 9º ano de forma significativa
Avaliação
Como construir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano