Compartilhe:

Jornalismo

Qual a diferença entre mal e mau?

Mal humor ou mau humor? Entenda as regras de uso dessas expressões.

PorArlete Bannwart Vieira

11/07/2017

Uma mulher de camiseta regata laranja, sobre fundo marrom, abre os braços em sinal de desaprovação e no lugar de sua cabeça há uma caixa de papelão com um rosto triste desenhado
A pessoa da foto está mal-humorada: encontra-se de mau humor. Crédito: Shutterstock

Duas palavras de mesmo som e significados muito semelhantes. Uma delas é um adjetivo. A outra pode ser uma porção de coisas. Entenda, abaixo, os momentos adequados de usar mal e mau:

Mal

Pode ser um advérbio e significa “irregularmente”, “erradamente”, “de forma inconveniente ou desagradável”, “pouco”, o contrário de bem. Exemplos:

A seleção brasileira jogou mal, por isso sofreu derrota fragorosa diante da Alemanha.

Como não se preparou, era evidente que iria mal na prova.

Um sujeito mal-intencionado abordou o velhinho na saída do banco.

 

Também pode atuar como substantivo e significar doença, moléstia, aquilo que é prejudicial ou nocivo. Exemplos:

A dengue é um mal que tem assolado muitos estados brasileiros.

O mal é que muitos pais não conseguem dar limites aos filhos.

 

Por fim, também pode ser uma conjunção que um tempo imediatamente após um acontecimento, praticamente simultâneo. Exemplo:

Mal entrou na sala, pôs-se a gritar com todos os presentes.

 

Mau

É um adjetivo e significa “ruim”, “de má índole”, “de má qualidade”. Opõe-se a bom, e apresenta a forma feminina “má”, diferente de “mal”, que não tem forma feminina. Exemplos:

Trata-se de um mau elemento, pois distorce as verdades.

É uma pessoa que vive sempre de mau humor.

Mau humor ou mal humor?

Para não cometer enganos, recomenda-se trocar o “mal” ou “mau” por seu oposto: bom (oposto de “mau”) ou bem (oposto de “mal”). A expressão “bem humor” não existe em nosso idioma, portanto, “mal humor” também não. Já “bem-humorado” e “mal-humorado” existem, enquanto “bom-humorado” e “mau-humorado”, não. Exemplos:

Aquele aluno está de mau humor / Aquele aluno está de bom humor

O professor está mal-humorado / O professor está bem-humorado

Veja outras dicas sobre a Língua Portuguesa na página S.O.S. Português

Veja mais sobre

Últimas notícias