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Jornalismo

Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas

Reportagem em vídeo retrata como as mudanças na etapa já estão presentes no dia a dia de escola em São Bernardo do Campo (SP)

PorNOVA ESCOLA

16/05/2022

Conheça a experiência da E.E Metalúrgico Luís dos Santos, em São Bernardo do Campo (SP), que já implementou as mudanças na etapa e dividiu o trabalho por áreas do conhecimento.
Foto: Rafael Anticaglia, Bruno Mazzoco e Rogério Assis/NOVA ESCOLA

A sociedade é interdisciplinar. Os novos currículos, que devem ser implementados nas escolas totalmente até 2024, leva isso em consideração. A Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017, divide a carga horária obrigatória em duas partes. A primeira, obrigatória para todos os estudantes, é orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); já a segunda é a parcela flexível – composta por projeto de vida, eletivas e trilhas de aprofundamento que os alunos escolhem baseados nos seus interesses. 

Na parcela da Base, há também outra mudança: no lugar da divisão por componente curricular, as habilidades passam a ser divididas por áreas do conhecimento. Para entender as mudanças na etapa e como funcionam na prática, acesse aqui um e-book gratuito.

Na EE Metalúrgico Luís dos Santos, em São Bernardo do Campo (SP), o Novo Ensino Médio já é uma realidade. Segundo a equipe pedagógica da instituição, o trabalho por área do conhecimento dá mais significado às aprendizagens e permite o desenvolvimento de habilidades vinculadas às práticas sociais reais. 

Atualmente, a escola busca explorar temas transversais de forma interdisciplinar. Por exemplo: como a questão antirracista pode estar presente no planejamento dos professores de Linguagens ou de Ciências da Natureza, assim como é um debate constante em Ciências Humanas? Com foco na interdisciplinaridade, os educadores conseguem desenvolver projetos e levar cada vez mais representatividade para o dia a dia dos alunos. 

A reportagem em vídeo a seguir se aprofunda nessa experiência e mostra a importância de um bom planejamento para tornar efetivo o modelo proposto pelo Novo Ensino Médio. 

Este conteúdo faz parte do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio. Confira aqui os demais conteúdos produzidos.

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