Compartilhe:

Jornalismo

Carnaval: 13 conteúdos para professores usarem em sala de aula

Confira reportagens, planos de aula e outros materiais com dicas sobre como trabalhar a data comemorativa na escola

PorJonas Carvalho

06/02/2024

Cada festividade carnavalesca pode ser trabalhada em sala de aula. Foto: Getty Images

Ainda no clima de volta às aulas, é comum que educadores pensem em estratégias para trabalhar o carnaval na escola, já que a ocasião é uma das datas comemorativas marcantes do começo do ano letivo.

As celebrações do carnaval acontecem pelo país e envolvem uma série de elementos culturais e sociais que podem significar boas oportunidades de aprendizagem a crianças e adolescentes. Dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, passando pelas festividades que ocorre em cidades como Salvador e Recife, cada tipo de celebração carnavalesca pode ser trabalhada em sala de aula.

Além de pensar em como comemorar de carnaval na própria escola, com alunos, pais e a comunidade escolar, é possível levar a festa para dentro da sala de aula e usá-la como oportunidade para o ensino de áreas do conhecimento diversas. Abaixo, elencamos reportagens, planos de aula e outros conteúdos da Nova Escola que visam ajudar professores a trabalhar o carnaval na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

13 conteúdos da Nova Escola para trabalhar o carnaval na escola

História: como usar os sambas-enredo

Os sambas-enredo misturam elementos históricos, culturais e da música, dança e artes visuais, sendo uma boa ferramenta para representar, engajar e discutir a História com a turma.

Plano de aula: As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras

Esta proposta tem como unidade temática as transformações e permanências nas trajetórias de grupos humanos, e permitirá aos alunos conhecerem festejos e manifestações culturais brasileiras, como o carnaval, a folia de reis e festa do rosário. O plano de aula pode ser trabalhado nas aulas de História do 4º ano.

Seleção de marchinhas para levar para as crianças

O grupo Furunfunfum faz oficinas carnavalescas com crianças e professores desde o ano 2000 e recomendou uma lista de marchinhas que educadores podem levar para atividades na Educação Infantil, seguindo critérios como musicalidade, temática e ludicidade.

Sugestões práticas para usar marchinhas na alfabetização

Entenda como aproveitar as marchinhas de carnaval para desenvolver de habilidades relacionadas à alfabetização. 

Plano de aula: Alfabetização no ritmo das marchinhas

Além da lista de músicas e de sugestões práticas apresentadas pela reportagem acima, a Nova Escola também preparou este plano de aula, voltado ao 2º ano do Fundamental, que ajuda professores a proporcionarem vivências aos alunos com o gênero textual marchinha carnavalesca, construindo conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.

Organize um ateliê de fantasias e adereços

O carnaval é um bom momento para brincar e estimular a criatividade com as crianças da Educação Infantil. Um instrumento para isso é realizar atividades como um ateliê de adereços e fantasias, espaço que pode inspirar e soltar a imaginação dos pequenos.

Como o carnaval é celebrado ao redor do mundo

No Brasil, a data é vivida de formas diferentes. Em comparação a outros países, não seria diferente. Saiba como explorar os diferentes elementos que compõem o carnaval fora do nosso país. 

Plano de aula: Festas Populares, o carnaval de todos os povos

Este plano de aula de História para usar no 3º ano do Fundamental propoõe discutir como a festa carnavalesca e outras celebrações populares dialogam com a vida local, principalmente em cidades com festividades reconhecidas e tradicionais. 

Maneiras para abordar o carnaval com os alunos dos Anos Finais

A data é uma chance de explorar diferentes aspectos de identidade das comunidades. Afinal, a festa está presente na sociedade ocidental há mais de seis milênios. Dessa maneira, o carnaval permite que, na escola, se estude desde a história dos grupos envolvidos até a música, a oralidade, a vestimenta e seus significados.

Plano de aula: Carnaval, a manifestação cultural do povo brasileiro

Este plano de aula de Geografia tem como objetivo de aprendizagem permitir que os alunos de 4ºa no conheçam diferentes manifestações que representam o carnaval, além de sua representação no lugar de vivência da turma.

Sugestão de atividade: monte seu bloquinho de carnaval

Junte marchinhas, fantasias e muita autonomia para criar uma celebração com significado para os pequenos, alinhada às habilidades dos Campos de Experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades ajudam a estimular o protagonismo das crianças, que poderão se apropriar da celebração e da cultura popular.

Plano de aula: Origens do carnaval

Confira uma sugestão de atividade de como estudar, nas aulas de História, com os estudantes de 1º ano do Fundamental que o carnaval é uma festa antiga e que, ao mesmo tempo, manteve uma série de elementos até os dias de hoje.

Anos Iniciais: explore o carnaval nas aulas de Arte

As diferentes linguagens artísticas podem ser trabalhadas usando a festa popular como pano de fundo. Ao mesmo tempo, o carnaval pode ser usado para se trabalhar diversas habilidades previstas pela BNCC para o componente de Arte nos Anos Iniciais do Fundamental.

Veja mais sobre

Últimas notícias